Conexão Cultural destaca
a nobre arte do palhaço

12/09/2014 - 17:59

A arte do palhaço foi a grande atração da sexta edição do projeto Conexão Cultural, promovida no início da tarde desta sexta-feira (12), no Pavilhão do Ciclo Básico da Unicamp. Artistas das trupes Barracão Teatro, Cia. Suno, Circo Caramba, Dupla Cia. e Família Burg se apresentaram para um bom público, formado em sua maioria por estudantes e funcionários. O objetivo da iniciativa é promover a integração da comunidade universitária, por meio da valorização da produção artística e cultural interna.

Durante o espetáculo, os artistas apresentaram números de malabarismo, contorcionismo e, claro, diversas cenas cômicas, algumas com a participação do público, que riu do começo ao fim. De acordo com Guga Cacilhas, integrante de uma das trupes, o projeto Conexão Cultural é muito importante porque abre espaço para as companhias apresentarem seus trabalhos. “As companhias contam com a participação de alunos e ex-alunos da Unicamp. Quando nos apresentamos aqui, nós solidificamos essa relação. Além disso, temos a oportunidade de mostrar a arte do palhaço, que infelizmente não é tão valorizada quanto deveria”.

O projeto Conexão Cultural é promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp. De acordo com a coordenadora da CDC, Margareth Vieira Junqueira, a iniciativa chega à sexta edição mostrando densidade. “Um aspecto bacana é que muitos artistas da comunidade interna têm nos procurado para sugerir projetos, o que indica que a proposta tem sido bem aceita”, acrescenta Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, a Malu, supervisora de Ação Cultural da CDC.

Conforme Margareth, a próxima edição do Conexão Cultural será realizada no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), cujo campus fica em Paulínia, em data ainda ser definida. “A ideia é explorar os diferentes espaços oferecidos pela Universidade”, diz.

No Cotuca
A apresentação do espetáculo “Circulando”, com o grupo Los Circo Los, no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), marcou na noite da última quarta-feira, 10, o início da programação do Projeto Conexão Cultural fora do campus da Unicamp em Barão Geraldo em Campinas. No espetáculo do Cotuca, dois malabaristas chegam a uma praça para fazer uma apresentação que se utiliza da linguagem do teatro de rua e de algumas modalidades circenses.

O professor de Educação Física, Luiz Seabra viu na apresentação a oportunidade de mostrar para os alunos outras opções de movimentos do corpo. “De maneira geral acho que é função da universidade esta divulgação e difusão da cultura para todos”, afirmou. O assistente técnico de unidade do Cotuca, Itamar Vieira, também salientou a importância da iniciativa no âmbito pedagógico. Outras informações sobre o Conexão CulturaL podem ser obtidas pelo e-mail cultural@unicamp.br ou telefone 19- 3521-1732.