Unicamp e Wilson Cano são premiados
pelo Conselho Federal de Economia

03/09/2014 - 13:43

Wilson Cano recebe prêmio Personalida Econômica do Ano

O Conselho Federal de Economia (Confecon) premiou a Unicamp e o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), respectivamente como Destaque Econômico do Ano (modalidade Academia) e Personalidade Econômica do Ano 2013, em solenidade na noite da última quarta-feira, em Goiânia. A premiação ocorreu na abertura do 24º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), que vai até 6 de setembro e tem como tema central “Por um projeto de nação: política econômica, pacto federativo e desenvolvimento regional”. 

O professor Wilson Cano, que atua no Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (CEDE) do IE, observa que o Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Econômico da Unicamp, na verdade, conquistou “quatro e meio” dos 11 prêmios da Confecon. Ele acrescenta o 3º lugar de Uallace Moreira Lima na categoria Tese de Doutorado (“Desenvolvimento capitalista e inserção externa na Coreia do Sul”); o 2º lugar do professor Francisco Lopreato na categoria Livro de Economia (“Caminhos da política fiscal do Brasil”); e o “meio” prêmio a que se refere foi o de melhor livro (“Macroeconomia monetária e financeira da produção capitalista”) para David Ferreira Carvalho, doutor pelo IE e hoje professor da UFPA. 

Cano lastima que a Capes mantenha para o Programa de Desenvolvimento do IE uma nota 4, em que pese a alta produção (quantitativa e qualitativa) e a grande lista de prêmios que ganhou nos últimos anos. O representante da Unicamp na premiação promovida pela Confecon foi o professor Bruno Martarello De Conte, coordenador-associado do curso de ciências econômicas do IE. 

O prêmio Personalidade Econômica do Ano, criado em 2004, já teve entre os agraciados outro docente da Unicamp, Marcio Pochmann (2007), além de Maria da Conceição Tavares (2010), atualmente professora emérita da UFRJ. Nos últimos cinco anos ainda foram premiados Paulo Nogueira Batista Junior, diretor executivo do FMI (2012), o ministro da Fazenda Guido Mantega (2011) e o ex-ministro Delfim Netto (2012). 

No primeiro dia do 24º Since, o Confecon também revelou os vencedores da 20ª edição do Prêmio Brasil de Economia (PBE), concurso que visa incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes a desenvolverem pesquisas voltadas ao conhecimento da realidade brasileira. O PBE distribuiu R$ 48 mil em cinco categorias: monografia de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo técnico-científico e livro de economia.

 

Comentários

Congratulações aos premiados e que esses conhecimentos contribuam para o efetivo desenvolvimento desta expressiva economia nacional!

Email: 
barbatoaurelio@gmail.com