Ex-aluno do Labjor lança 5º curta-metragem

02/09/2014 - 14:47

O diretor Caue Nunes

O jornalista Caue Nunes, ex-aluno de mestrado do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, lançará no próximo dia 6 de setembro o seu novo filme, intitulado “Aluga-se o Ponto”. A estreia do curta-metragem, que conta uma história de suspense sobre o futuro de uma jovem grávida e do proprietário da locadora de DVDs na qual ela trabalha, está marcada para as 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. A entrada é franca.

De acordo com Caue Nunes, o filme foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). O roteiro foi escrito por ele em parceria com o crítico de cinema João Nunes. Este é o segundo roteiro da dupla, que também realizou o curta “Meu Avô e Eu”. A produção é de Mariana Maurer e Tania Jacomini. Na trama, a protagonista vive fazendo ligações misteriosas e esconde informações sobre a gravidez, enquanto o empresário procura um comprador para a sua loja. O filme acaba de ser selecionado para o Rio Market, evento de compra e venda de filmes paralelo ao Festival do Rio.

A narrativa do filme, conforme Caue Nunes, possui um elemento de suspense, mas não no sentido clássico. “A relação entre a personagem principal e o dono da locadora é o eixo central, portanto o curta é também um drama muito envolvente. Estou muito contente que a produção já esteja cativando curadores de festivais”, afirma o diretor. Depois da estreia, o curta, que foi rodado em Campinas, também será exibido nos dias 12 e 19 de setembro, sempre às 19h30, como parte da programação de cinema do MIS.

Os atores do filme são Gabriela Spaciari e Kiko Marques. Segundo Caue Nunes, a história do curta existe desde 2011, mas só pôde ser realizado agora com ajuda do FICC. Depois de ser exibido em Campinas, o curta será inscrito em festivais de cinema. A realização do projeto é uma parceria da 2.8 Filmes, Atauri Produções e Poltrona Filmes.

Este é quinto filme de Nunes, todos curtas-metragens. O diretor recebeu oito prêmios em festivais de cinema e as obras participaram de festivais em sete países. Entre as premiações recebidas estão a de “Melhor Vídeo do Mapa Cultural Paulista 2011/2012” pelo filme “Meu Avô e Eu”, além de cinco prêmios conquistados em diversas edições do Festival de Paulínia. Atualmente, o diretor e alguns parceiros trabalham na organização de uma cooperativa de cinema para viabilizar produções também de longas-metragens.