Reitoria recebe 109 contratados,

O coordenador-geral Alvaro Crósta

Novos docentes e pesquisadores

O reitor Tadeu Jorge

A Reitoria da Unicamp recepcionou na sala do Consu (Conselho Universitário), na tarde da sexta-feira (29), 54 dos 109 novos docentes e pesquisadores admitidos na instituição no período de 1º de julho de 2013 e 30 de junho deste ano. Esta é a oitava edição desse encontro, organizada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), a qual procura dar as boas-vindas aos contratados que atuarão junto à graduação e à pós-graduação de diferentes áreas, no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. São eles 95 docentes, cinco pesquisadores e nove professores do Colégio Técnico.

Os convidados foram recepcionados em clima de festa pelo reitor José Tadeu Jorge, pelo coordenador-geral da Universidade (CGU) Alvaro Crósta e pelos pró-reitores Luís Alberto Magna (Graduação), Rachel Meneguello (Pós-Graduação), Teresa Dib Zambon Atvars (Desenvolvimento Universitário) e João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Extensão e Assuntos Comunitários). A professora Gláucia Maria Pastore (Pesquisa) foi representada pelo assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) Douglas Galvão.

Os pró-reitores apresentaram as atividades envolvidas nas suas pró-reitorias. Teresa Dib falou sobre a avaliação individual e a avaliação institucional, João Frederico Meyer destacou a extensão universitária e o desenvolvimento cultural da instituição, Rachel Meneguello abordou os projetos inovadores da pós-graduação da Unicamp, Douglas Galvão salientou a pesquisa como instrumento de educação qualificada, Luís Magna enfatizou as práticas pedagógicas no âmbito da graduação. O professor Fernando Sarti, diretor do Instituto de Economia (IE), contou aos contratados como é o trabalho da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), da qual é o seu diretor-executivo.

O professor Alvaro Crósta cumprimentou os docentes e pesquisadores ressaltando que eles estavam diante dos membros da Administração Superior da Universidade, “que tem por tradição uma estreita relação com o corpo docente”. Comentou como é a estrutura e como se organiza a CGU, e colocou-se à disposição dos contratados.

O reitor saudou os convidados pontuando que eles estavam numa sala emblemática, o Consu, onde são tomadas as principais decisões da Universidade. Disse que, ao chegar à Unicamp em 1971, os alunos ficavam perdidos, ainda que num campus bem menor na época. “Hoje procuramos recepcioná-los e lhes passar as diretrizes e informações básicas", realça. "E a referência de vocês deve ser sempre o Gabinete, ao qual podem recorrer em caso de necessidade”, acolheu.

Tadeu Jorge contou um pouco de sua trajetória como reitor da instituição entre 2005-2009 e agora a partir de 2013, cumprindo novo mandato. Falou de algumas metas já atingidas e outras que devem ser alcançadas até o final da sua gestão, como por exemplo chegar a 50% de estudantes com uma experiência internacional. “A Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) recentemente lançou, mediante editais, um pacote para que os docentes aumentem a sua colaboração com universidades e institutos de pesquisa estrangeiros”, afirmou.

Ele descreveu os órgãos ligados ao Gabinete, como a Vice-Reitoria Executiva de Administração (Vrea), a Agência de Inovação Inova, a Editora, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais, a Agência para a Formação Profissional (AFPU), o Centro de Saúde da Comunidade e a Procuradoria Geral. Relembrou que, até pouco tempo, os contratos da Unicamp demoravam oito meses para tramitar e que, atualmente, graças a um esforço conjunto, isso é feito em no máximo um mês (em geral em três semanas).

Informou aos novos docentes e pesquisadores que a Unicamp possui neste ano um orçamento próximo dos R$ 2 bilhões, sem considerar a captação extraorçamentária entre R$ 500 e R$ 600 milhões, porém tem 96% de comprometimento da folha com pessoal. “Mas temos plena consciência de que estamos retornando à sociedade muito mais que isso. Há, por exemplo, 250 empresas geradas aqui na Universidade, cujo faturamento chega a R$ 1,5 bilhão.”

Tadeu Jorge relatou os indicadores de qualidade que mostram que a Unicamp é a melhor Universidade do país, não somente em termos de pesquisa, mas de inovação e geração de patentes, entre outros parâmetros. “Esperamos que vocês, com dedicação, nos ajudem a manter os melhores números e, desde já, contem conosco, com nosso apoio, para realizar esse trabalho com excelência”, concluiu.

Os convidados receberam kits com material institucional, entre eles o Relatório Anual de Atividades da Funcamp e um DVD dos cursos oferecidos pela Escola de Extensão (Extecamp), além de manuais e conteúdos informativos acerca da Universidade.