Prêmio Paepe 2014

Ademilde Félix Gomes

Teresa Atvars

Luís Alberto Magna

Com a presença do reitor José Tadeu Jorge, o Comitê Organizador do Prêmio Paepe (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) divulgou na tarde desta segunda-feira o regulamento do concurso, que traz alterações em relação à edição anterior. Uma das novidades é o reagrupamento de unidades e órgãos da Unicamp com ampliação do número de prêmios, conforme tabela disponível neste site. Outra mudança está relacionada à categoria de Melhor Projeto da Unicamp, que agora premiará as três melhores iniciativas no âmbito da instituição. O primeiro colocado receberá três salários base referentes ao nível 6E da Carreira Paepe (R$ 4.972,01), o segundo colocado receberá dois salários e o terceiro, um salário.

De acordo com a presidente do Comitê Organizador do Prêmio Paepe, Ademilde Félix Gomes, que também responde pela coordenadoria adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), as adequações promovidas são resultado da contribuição da comunidade universitária. “Acolhemos todas as sugestões que nos foram apresentadas, seja por escrito ou verbalmente. É importante destacar que as ideias que não foram adotadas imediatamente não estão descartadas. Elas podem ser aproveitadas em futuras edições”, disse.

Ademilde informou, ainda, que os projetos premiados darão origem a uma publicação (em versão eletrônica e também em papel). “É uma contribuição que a Universidade quer dar para a sociedade de modo geral”. A iniciativa foi elogiada pelo reitor Tadeu Jorge. Segundo ele, a publicação ajudará a perenizar os projetos, que poderão servir de referência para outras instituições.

O reitor também enfatizou a importância de outra mudança no regulamento do Prêmio Paepe, que prevê o anúncio de todos os vencedores em cerimônia única, ao final do processo. “O sigilo é importante, pois uma premiação como esta não pode ser tratada como algo banal. Precisamos valorizar ao máximo esse tipo de reconhecimento aos nossos profissionais”, considerou Tadeu Jorge. Ele sugeriu, ainda, a criação em futuro próximo de um segundo concurso, o Prêmio Paepe Temático, que contemple projetos sobre temas de interesse da Universidade.

Conforme Carlos Paraizo, assessor de comunicação da DGRH, serão concedidas 46 premiações ao todo no contexto do Prêmio Paepe, sendo 43 locais (referentes às melhores práticas introduzidas nas unidades e órgãos) e as três gerais (melhores da Universidade). Também presentes à cerimônia de anúncio das novas regras do Prêmio Paepe, os pró-reitores Teresa Atvars (Desenvolvimento Universitário) e Luís Alberto Magna (Graduação) destacaram igualmente a importância da premiação como um ato de reconhecimento à qualidade dos servidores da Universidade.

“Ao premiar as boas práticas de gestão na administração pública e ao transmiti-las para além dos seus domínios, a Unicamp presta um relevante serviço à sociedade”, pontuou Teresa Atvars. Também a partir deste ano, todo servidor ou grupo de servidores poderá concorrer em todas as edições do prêmio, independentemente de ter sido contemplado ou não em anos anteriores. Os projetos deverão ser inscritos na página eletrônica do certame no período de 15/9 a 03/10.