UPA 2014: FCM apresenta cursos, atuação na oncologia e jogo do improviso

Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia ou Odontologia? Qual curso seguir? Quais são as matérias de cada curso? Como é o dia a dia na Universidade? Essas dúvidas pairam na cabeça dos estudantes que chegam na manhã desse sábado (30) à Unicamp de Portas Abertas (UPA) e visitam a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Veja álbum de fotos da UPA 2014 na FCM.

Leonardo Arakkai e Lucas Buainain, ambos do colégio Nota 10, de Mato Grosso do Sul, querem ser médicos. Leonardo deseja saber mais sobre o curso, enquanto Lucas – que se interessa por cirurgia – quer saber a partir de qual ano ele começará a desenvolver a parte prática. Na fila para a apresentação sobre o curso de Medicina e exibição das peças anatomopatológicas – sempre concorridas – eles esperam encontrar as respostas na UPA.

Não foi preciso esperar muito. Ao entrarem no auditório da FCM, o médico e coordenador associado do curso de Medicina, Paulo Eduardo Velho, fez uma apresentação aos estudantes sobre o curso. Ele apresentou os módulos que compõem a grade curricular e o que os alunos fazem ano a ano. Em seguida, a professora Ingrid Amstalden Bértolo fez palestra preventiva sobre irradiação solar, tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares e drogas ilícitas.

“Desde o primeiro ano os alunos vão aos Centros de Saúde e veem pacientes com doenças frequentes. A partir do quarto ano eles entram no internato médico e passam a dar plantões noturnos, nos finais de semana e feriados. Incentivamos a pesquisa e a ética perpassa todos os módulos durante os seis anos do curso. Queremos formar médicos para atender a população brasileira”, disse Paulo Velho.

Eliezer Almeida e Giovanna Pissolito, do Colégio Técnico Nav, vierão à UPA em busca de informações sobre o curso de Farmácia. De acordo com Juliana Tavares Linares, aula do terceiro ano do curso de Farmácia da Unicamp, “eles têm a impressão que farmacêutico trabalha apenas atrás de balcão de drogaria”. E não foi isso que Eliezer e Giovanna descobriram. “Podemos atuar nas áreas de cosmetologia e toxicologia forense”, disseram os dois alunos que visitam a UPA pela primeira vez.

Outras duas áreas de destaque nessa edição são as Ligas de Psiquiatria e Oncologia. Por meio do jogo de improviso, os alunos explicam os transtornos mentais mais comuns, como depressão, autismo e esquizofrenia. “O objetivo é combater o estigma dessas doenças”, disse Gabriel Freitas Esteves, quartanista do curso de Medicina.

A Liga de Oncologia participa pela primeira vez da UPA e trouxe um grande time: médicos, enfermeiros, psicólogos, odontologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. “O câncer exige uma atuação multiprofissional para o tratamento do paciente. É isso que estamos mostrando para os estudantes, buscando conscientizá-los sobre o papel da oncologia”, explicou a professora Carmen Silvia Passos Lima, responsável pela disciplina de oncologia do curso de Medicina da FCM.

Luciana Campanati Palhares, diretora da área de fisioterapia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, explicou que o fisioterapeuta atua na recuperação funcional de pacientes em tratamento oncológico. “Atuamos na reabilitação muscular, respiratória, cardiovascular e dermatológica desses pacientes”, disse.

Para o diretor da FCM, Ivan Toro, esse contato entre alunos, docentes e estudantes do ensino médio que vem em busca de informações sobre a área da saúde é muito importante para a aquisição de conhecimento. "Estou surpreso com o interesse dos estudantes pela faculdade. Dá para perceber a alegria deles. Está tudo bem organizado", disse Toro que acompanhou a visita do coordenador geral da Unicamp, Álvaro Crosta e do pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna, as atividades da FCM.