Familiares dividem
sonhos com upeiros

30/08/2014 - 10:57

Cada etapa de nossas vidas é cercada por expectativas e ansiedades próprias - um filho que nasce, um coração partido, um emprego novo... Em cada momento, nossa família é o suporte que nos ampara. Na adolescência não é diferente. Nessa fase, quando decisões importantes - que influenciarão nosso futuro - são tomadas, a presença da família se torna fundamental. É ela que nos impulsiona a buscarmos o melhor para nosso futuro profissional, que nos mostra os caminhos a seguir e qual instituição de ensino escolher para transformarmos essa expectativa em realidade.
Família Vicentini com o upeiro Gabriel
Muitas famílias estiveram neste sábado, dia 30, na UPA, apoiando, incentivando e dividindo os sonhos com os filhos. Uma delas é a família Vincentini. Flávio Pedroso Vincentini e Renata Saito são ex-alunos da Universidade. Ele, formado em Engenharia Mecânica. Ela, em Engenharia Química. Juntos, trouxeram o filho Gabriel Vincentini para conhecer o campus. O adolescente se sente motivado a estudar na Unicamp e pretende seguir a área dos pais – ele sonha cursar Engenharia Elétrica. Gabriel mora com a família em Ilha Bela (SP), mas os avós  moram em Campinas, o que facilitaria sua vinda para a Universidade. Para a mãe, Renata, seria “um orgulho ter um filho aqui. A gente abre outras opções, mas a Unicamp é nossa paixão e torcemos para que ele consiga uma vaga na Universidade”, conta a mãe com um sorriso largo no rosto. Gabriel vai conhecer o campus com os amigos, que vieram de ônibus de Ilha Bela. Seus pais aproveitarão o dia para visitar a família campineira.
Maria Regina e Cynthia: sonho medicinaQuem também esteve na UPA foi Maria Regina França e a filha Cynthia Ellen de Souza. “Viemos para conhecer como funciona todo o trabalho feito com estudantes”, conta a mãe, que é monitora no Colégio Objetivo, de Americana (SP). Por ser funcionária da escola, a filha tem uma bolsa de estudos. “Ela está tendo uma oportunidade para estudar e quer aproveitá-la da melhor forma possível”, revela a mãe. Desde pequena, Cynthia tem o desejo de fazer Medicina. A jovem conta que estuda de manhã e, à tarde, fica nos plantões para tirar dúvidas. “Também faço simulados para me preparar da melhor maneira possível”, revela.  Caso seja aprovada, terá que se mudar para Campinas. “O coração de mãe fica sempre apertado, mas tranquilo, porque a gente conhece o trabalho da Universidade. Vai ser um sonho realizado ter uma filha na Unicamp”, admite Maria Regina.
Matheus Froés esteve com mãe, ElaineO aluno do primeiro ano do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp- Profis, Matheus Servidone Fróes, também esteve na Universidade neste sábado com a mãe. Veio porque ainda não tem certeza sobre que carreira seguir após o final do curso oferecido pela Unicamp e aproveitou a oportunidade possibilitada pela UPA para conhecer um pouco dos cursos oferecidos na Universidade. Para mãe, Elaine Servidone Rodrigues Fróes, o Profis deu a ele a chance de seguir uma carreira e a UPA, de escolher a profissão que realmente deseja. “Eu quero ir também ao Museu Exploratório de Ciências e ao Centro de Memória”, conta o aluno, que pretende aproveitar ao máximo a programação do evento.

Parece que a participação das mães na UPA tem lugar garantido. Elaine Magalhães, de Louveira, trouxe a filha Flávia Magalhães. A adolescente veio para conhecer faculdades e institutos e tirar dúvidas. Ela hesita entre Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química. “Vou prestar em outros lugares também, mas como a Unicamp fica mais perto de casa, seria melhor se eu passasse aqui”, conta. Flávia viria com a escola, mas a visita ao evento acabou não dando certo. “Como ela queria vir de todo jeito, eu vim trazê-la. Como mãe, devo estar do lado dela nessas horas, apoiando”, afirma Elaine. “Eu já passei por essa fase e agora estou do outro lado, como mãe. Tenho que dar apoio, mas também pegar no pé para ver se está estudando direito”, conclui a mãe, que vive a expectativa de ter uma filha estudando na Unicamp.
Escola desistiu, mas mãe trouxe Flávia para a Unicamp