“Upeiros” poderão usar aplicativo
para se deslocar pelo campus

29/08/2014 - 10:21

Os cerca de 50 mil visitantes esperados para o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que ocorrerá no próximo sábado (30), contarão com um aplicativo para dispositivos móveis [celulares e tablets que utilizam o sistema Android] que os orientará no deslocamento pelo campus de Barão Geraldo, em Campinas. O recurso foi desenvolvido por técnicos do Centro de Computação (CCUEC) da Universidade e pode ser baixado gratuitamente pelos interessados.

De acordo com Edmilson Bellini Chiavegatto, diretor técnico de Sistemas de Apoio à Comunidade do CCUEC, o aplicativo apresenta novas funcionalidades em relação ao que foi utilizado na UPA do ano passado. Na oportunidade, foram registrados aproximadamente 1.700 downloads em somente três dias. Atualmente,  esse número chega a 1857. “O aplicativo tem por base a tecnologia do Google Maps. Assim que é executado e a opção ‘pontos de interesse’ é acionada, o aplicativo indica o local onde o usuário está e, após a escolha do destino e o acionamento no botão ‘enviar’, traça a melhor rota, tanto para quem está a pé quanto de carro”, explica.

A localização do usuário é marcada por um balão verde e o destino, por um azul. Se a pessoa desejar, bastará tocar em outro ponto do mapa, que a rota será refeita, tendo como base o novo destino escolhido. “Além disso, ao posicionar o dedo sobre o balão azul, uma caixa de diálogo é aberta com informações sobre a unidade ou órgão e as atividades programadas para aquele local”, acrescenta Thiago Watanabe Takao, analista de sistemas do CCUEC.

Uma das novidades da nova versão é que o usuário poderá acessar os sites da UPA, Unicamp ou CCUEC sem sair do aplicativo. Isso facilitará o retorno ao ambiente anterior. “Outro aspecto interessante é que, enquanto a pessoa estiver em movimento, uma bolinha azul indicará o trajeto que está sendo cumprido. Com isso, o usuário poderá verificar se está no caminho certo”, informa Chiavegatto. Segundo ele, 39 pontos espalhados pelo campus foram cadastrados no aplicativo.

Takao lembra, ainda, que o recurso não serve para ser utilizado somente depois que a pessoa chegou ao campus. Ela pode acionar o recurso durante o trajeto, obtendo dessa forma orientações sobre como chegar à Universidade. Para usar o aplicativo o interessado precisa estar conectado à internet por meio de uma rede wifi ou redes móveis (3G ou 4G). “Para fazer o download, é preciso acessar a loja de aplicativos do Google (Google Play) e digitar ‘UPA Unicamp’. O procedimento é autoexplicativo. Outra opção é entrar no endereço https://play.google.com por meio de um notebook ou desktop, digitar ‘UPA Unicamp’ e baixar remotamente o aplicativo para o tablet ou celular”, assinala Chiavegatto.

Os técnicos do CCUEC afirmam que já estão pensando em aprimorar ainda mais o aplicativo para a UPA de 2015. “Vamos criar uma versão também para o sistema IOS e agregar novas funcionalidades ao sistema”, avisa Chiavegatto. Além desse recurso, a organização do evento colocará outras facilidades à disposição dos visitantes, como o caderno “Compartilhando Saberes”, que traz informações sobre a Universidade, seus cursos, vestibulares e a programação da UPA. Haverá também 20 mapas gigantes distribuídos em locais estratégicos do campus, como na região do Ciclo Básico, onde se concentrarão diversas atividades.