Reitor e prefeito de Limeira
discutem planos de expansão

29/08/2014 - 16:19

Tadeu Jorge recebe prefeito de Limeira

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge recebeu nesta sexta-feira o prefeito de Limeira, Paulo Cezar Hadich, que cumpre seu segundo ano de mandato, e discutiu com ele as possibilidades de expansão das atividades da Unicamp no município. “É uma visita de cortesia que estava devendo, em agradecimento ao carinho e empenho que a Universidade tem tido com Limeira, e para discutir mais especificamente os planos de expansão que a instituição já possui. De minha parte, quero mostrar o potencial e a vocação da cidade para que possamos casar interesses e traduzir a criação de novos cursos em desenvolvimento ainda maior para nós”, adiantou o prefeito, que veio acompanhado dos secretários Wladimir dos Santos (Desenvolvimento) e Marcelo Coghi (Obras e Serviços Públicos).

Paulo Hadich afirmou que enquanto muitas cidades pensam na atração de empresas, sua administração prioriza a atração de cursos de formação de mão de obra altamente qualificada. “Tivemos a instalação recente do Instituto Tecnológico Federal, vamos ter uma Fatec e estamos pleiteando uma faculdade de medicina. Mas a expansão da marca da Unicamp – por exemplo, com cursos de engenharia de alimentos, elétrica e civil –, vai tornar Limeira uma cidade diferenciada entre todas do Estado. A localização já é privilegiada, com a Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luís, próxima a Viracopos e relativamente perto do porto de Santos. Resta-nos oferecer infraestrutura e principalmente profissionais qualificados. É um plano de governo de longo prazo, que obviamente passa por esta relação com a Unicamp.”

Tadeu Jorge, por sua vez, se disse impressionado com as fotos aéreas do que era o terreno da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da enorme transformação que se vê hoje. “Em outra versão, temos o campus de Barão Geraldo de 1970, quando não se via nenhum telhado fora da área que forma o logotipo da Unicamp, e a transformação que ela provocou em seu entorno. Fomos para Limeira justamente com a ideia de reproduzir o que aconteceu aqui. Mas conseguimos executar apenas a metade do projeto da FCA, por conta do não cumprimento de um acordo escrito com o governo estadual, prevendo um adicional de 0,05% do ICMS em nosso orçamento para que fosse possível a sua implantação total.”

Segundo o reitor, o governo repassou integralmente R$ 50 milhões para a infraestrutura física. Os 0,05% cobririam o gasto permanente com a contratação de docentes. “Alguns cursos estão aprovados desde aquela época (2008), como na área de saúde (fisioterapia e terapia ocupacional), produção cultural, patrimônio e restauro, informática biomédica e licenciatura em ciências (física, química, biologia e matemática).”

Museu de Nutrição
O reitor Tadeu Jorge convidou para a reunião o professor Lício Velloso, que coordena o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, um dos 20 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) criados pela Fapesp e que está sediado na Unicamp. Velloso apresentou ao prefeito Paulo Hadich a ideia de instalar, no âmbito do Cepid, um Museu de Nutrição em Limeira, voltado a desenvolver atividades junto a crianças e adolescentes das redes pública e particular de ensino. O propósito é levar à população o conhecimento produzido sobre doenças relacionadas a obesidade, diabetes e hipertensão, que estão avançando muito na sociedade moderna. O prefeito acenou prontamente com um prédio histórico na região central, ao lado do que será um bosque, cuja cessão dependerá de uma visita ao local e da discussão dos detalhes do acordo.