#partiu UPA 2014

29/08/2014 - 16:04

O grande dia chegou. Neste sábado, 30 de agosto, a partir das 9h00, a Unicamp abre suas portas para cerca de 50 mil pessoas. Ônibus e carros de todo o país trazem alunos do ensino médio e outros visitantes e familiares, ávidos em explorar tudo o que a Universidade tem a oferecer. A UPA – Unicamp de Portas Abertas, se inicia oficialmente com uma cerimônia no estacionamento do Ginásio Multidisciplinar, onde foi montada a tenda de recepção. Serão distribuídos Guias da UPA com informações gerais sobre o evento, a Unicamp e seu vestibular, além de telefones úteis e mapa do campus.

Deste mesmo local saem os ônibus que fazem as rotas para as unidades mais distantes, como a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Os ônibus de estudantes serão direcionados para as vagas de estacionamento, localizadas em regiões afastadas do campus que foi sinalizado para os motoristas. A orientação é para que os ônibus utilizem as entradas que vêm da Rodovia Dom Pedro I, com acesso ao Hospital de Clínicas.

Os visitantes contarão com um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets que utilizam o sistema Android) que os orientará no deslocamento pelo campus. O recurso foi desenvolvido por técnicos do Centro de Computação (CCUEC) da Universidade e pode ser baixado gratuitamente pelos interessados.

As atividades culturais são outro destaque. Primeiro a Orquestra Sinfônica da Unicamp, prevista para se apresentar às 10 horas na tenda de recepção. Em seguida a Escola Livre de Música e após, o Coral Zíper na Boca. Quem nunca acompanhou um cortejo teatral vai ter a oportunidade de andar lado a lado com os artistas do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. O espetáculo “Parada de Rua” está marcado para deixar o espaço em frente ao Centro de Convenções, ali junto ao Ginásio, às 11 horas, até a Biblioteca Central César Lattes (BC). A "Parada de Rua" interage livremente com o público. E lá, dentro da BC, haverá uma exposição de material do LUME.

Realizada desde 2003 na Universidade, A UPA é um dos maiores sucessos de público na agenda cultural da Universidade.  O objetivo é trazer os estudantes, e ajudá-los em sua escolha profissional. As faculdades e institutos da Unicamp preparam uma programação especial para mostrar um pouco do cotidiano de quem estuda e trabalha por aqui. Não é a toa que o slogan “Compartilhando saberes”, já utilizado na edição 2013 foi repetido este ano.

Além das muitas atividades práticas oferecidas nas unidades, palestras terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nas últimas edições, a Revista da UPA, produzida eletronicamente pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom), mostra aos visitantes como é o funcionamento da Universidade e os programas oferecidos aos estudantes para ingresso na instituição, bem como os programas de fomento à pesquisa.
Visitantes da edição 2013