Alimentos arrecadados são entregues
a órgão da Prefeitura de Campinas

29/08/2014 - 10:19

Preac, Casa do Lago e Banco de Alimentos em ação de solidariedade

O Espaço Cultural Casa do Lago, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, entregou 2,7 toneladas de alimentos ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. Arroz, feijão, macarrão e leite em pó foram arrecadados como forma de confirmação das inscrições nas 12 oficinas culturais gratuitas promovidas no último semestre. Mais de 700 pessoas contribuíram fazendo com que o resultado deste ano fosse superior à arrecadação do ano passado, já que a ação é desenvolvida desde 2011. A unidade já computa mais de 14 toneladas doadas ao Banco de Alimentos.

Os alimentos são distribuídos para 105 entidades assistenciais cadastradas na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas. Claudinei Barbosa, diretor técnico operacional da Ceasa afirmou que as pessoas não recebem apenas alimentos, mas também dignidade. “Aqui se consolida um ato de cidadania”, ressaltou. Por convênio, a Ceasa sedia e é operadora do Banco de Alimentos.

Além Claudinei Barbosa, a cerimônia de entrega dos alimentos, na própria Casa do Lago, contou com a participação do diretor do departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas, Domis Lopes e a coordenadora do Banco de Alimentos, Tania Mara Evaristo Moumesso.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico da Costa Azevedo Meyer reafirmou a importância das ações de segurança alimentar para a Preac. “Esses alimentos visam devolver e preservar a dignidade humana de pessoas que necessitam. Por outro lado, visa fortalecer a segurança alimentar. Para a Unicamp são dois temas fundamentais."

"É importante para nós contribuir para que os menos favorecidos possam ter esse alimento. Trata-se, antes de tudo, de um ato de solidariedade que objetiva beneficiar a população carente da Região Metropolitana de Campinas", explicou o diretor do espaço cultural, Antonio Marcos Pereira de Moura.

O Banco Municipal de Alimentos de Campinas existe desde em 2003 e tem por finalidade combater a fome e o desperdício de alimentos. Além da distribuição de alimentos o Banco promove orientações e capacitação na área da segurança alimentar e nutricional para as entidades e seus usuários.