Posse de nova coordenadora do curso de Fonoaudiologia homenageia gestão anterior

A fonoaudióloga Christiane Marques do Couto tomou posse nessa terça-feira (26) como nova coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Christiane substitui a também fonoaudióloga Maria Francisca Colella dos Santos, coordenadora do curso por duas gestões, de 2006 a 2014. A cerimônia aconteceu no anfiteatro II da FCM e contou com a participação do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro e do diretor associado da faculdade, Roberto Teixeira Mendes.

Fazendo uma retrospectiva de sua gestão, Francisca pontuou algumas ações relevantes para a consolidação do curso de Fonoaudiologia. Segundo ela, nesses oito anos, o curso teve a maior relação candidato-vaga no vestibular entre as Universidades públicas paulistas; conquistou um número crescente de bolsas de iniciação científica, de apoio didático e de estágio docentes; alunos de Portugal e Chile passaram pelos bancos escolares do curso e alunos da casa foram aprovados no programa Ciência Sem Fronteiras, além da ampliação de vagas para ingressantes do Profis.

“Os desafios foram vencidos. Esse resultado foi possível pelo trabalho integrado. Agradeço a todos por tudo. Mas ainda há muito o que fazer, como ampliar o número de docentes e profissionais para apoio às atividades práticas do curso. A reforma curricular e a criação de espaços físicos são outros pontos que devem ser perseguidos. O cargo de coordenadora de graduação exige dedicação, envolvimento e responsabilidade. Conquistei isso durante esse período. Espero que o mesmo ocorra com Christiane”, disse Francisca, em tom de amizade.

Em seu primeiro discurso com coordenadora, Christiane do Couto disse que o curso de Fonoaudiologia une esforços com o Cepre, com a FCM e com o Instituto de Estudos da Linguagem para formação de excelentes profissionais, produção de conhecimento e atendimento à população e desenvolvimento da sociedade. "Fico honrada com a posição que passo a ocupar de agora em diante. Tenho confiança e esperança de realizar um trabalho democrático e profícuo”, disse

Para o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, embora o curso médico tenha uma inserção maior na faculdade, ela seria muito pobre se não tivesse outros cursos, como o de Fonoaudiologia. “Essa integração com outras áreas da Unicamp é o que diferencia o curso de Fonoaudiologia e lhe dá esse potencial. Outros cursos poderiam estar associados à FCM e estamos atentos a novas possibilidades. Vamos trabalhar para isso”, disse Teixeira.

O diretor da FCM, Ivan Toro, reforçou que o principal foco da gestão nos próximos quatro anos será a formação de alunos, médicos-residentes e recursos humanos de qualidade para trabalhar pelo Brasil. “Vamos apoiar a Christiane para ela continuar a fazer o que a Francisca já fez tão bem nesses últimos anos. Precisamos de gente que queira trabalhar junto para melhorar os cursos ligados à área da saúde. Esse é nosso compromisso”, disse Ivan.

Presentes à mesa da cerimônia de posse estavam a coordenadora associada do curso de graduação em Fonoaudiologia e docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Maria Irma Hadler Coudry; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre), Angélica Bronzatto de Paiva e Silva e a coordenadora do Departamento de Reabilitação do Cepre, Rita de Cássia Ietto Montilha.