A+ A A-

Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência traz três eventos abertos para FCA

marandola e convidado
  Prof. Eduardo Marandola, do LAGERR (à dir.) e Professor Werther Holzer, da Universidade Federal Fluminense

Coordenado pelo Professor Eduardo Marandola, o LAGERR (Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência) traz para a Faculdade três eventos abertos ao público em geral: um colóquio, um curso de curta duração e um seminário.

Todos os eventos contarão com a participação do Professor Werther Holzer, da Universidade Federal Fluminense, arquiteto e geógrafo convidado pelo LAGERR e pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Geografia para ministrar o curso de curta duração sobre abordagem fenomenológica na política e o colóquio sobre fenomenologia e ciência na biblioteca da Faculdade.

O professor também participará do III Seminário do Projeto GERMA – Forma e Experiência Urbana: novas morfologias da urbanização e suas implicações ambientais. Durante o seminário, as 17 horas, será lançada a coleção População e Sustentabilidade: Mudanças Climáticas e as Cidades, de autoria do Professor Eduardo Marandola e Ricardo Ojima, sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A obra é resultado de discussões realizadas entre 2010 e 2011 pela Sub-rede Cidades, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (RedeCLIMA), coordenada pelo Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/Unicamp). A RedeCLIMA, sob coordenação geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de instituições do país, na busca da compreensão das cidades no contexto das mudanças climáticas.

Confira as datas, horários e programação completa dos eventos nos links e imagens abaixo.

"A ideia do colóquio é ter um momento diferente, mais informal, para conversar sobre os temas discutidos no laboratório e pelo grupo de pesquisa. Seminários e cursos são momentos formais de produção do conhecimento, mas acreditamos que há muito, na produção da ciência, que está além do que formalizamos. O paradigma formal de produção de conhecimento exclui, por exemplo, toda a questão circunstancial da experiência dos pesquisadores, suas preferências, vontades e outros elementos subjetivos, como se eles não influenciassem no processo de produção científica. Portanto, a ideia de fazer um colóquio é dar espaço para que a conversa possa transitar para outras direções e não necessariamente para os aspectos mais formais da produção de conhecimento", esclarece o Professor Eduardo.

Colóquio sobre Fenomenologia e Ciência, dia 27 de agosto, das 16hs às 18hs na biblioteca da FCA. Não é necessário realizar inscrições.

Curso Abordagem Fenomenológica na Política, dias 29 e 30 de agosto. É necessário fazer a inscrição neste link.

III Seminário Forma e Experiência Urbana – mais informações em www.facebook.com.br/lagerr ou pelo email lagerr@fca.unicamp.br

evento marandola