Alunos conhecem programas de bolsas de
biofarmacêutica e da Johns Hopkins University

27/08/2014 - 15:48

/
Herren Wu, da Medlmmune, e Laura Ward, da Vreri

Herren Wu, da Medlmmune, e Laura Ward, da Vreri

Michael Cuneo, da Johns Hopkins University

Michael Cuneo, da Johns Hopkins University

Alunos da Unicamp puderam conhecer as oportunidades de intercâmbio para pesquisa oferecidas pela empresa biofarmacêutica AstraZeneca/Medlmmune, parceira do programa federal Ciência Sem Fronteiras (CSF). A palestra organizada pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), foi ministrada por Herren Wu, vice-presidente de Desenvolvimento de Anticorpos e Engenharia de Proteínas da Medlmmune, que é o braço de pesquisa e desenvolvimento da AstraZeneca, a biofarmacêutica global. 

“Estamos visitando várias universidades brasileiras para mostrar o nosso programa destinado a estudantes de pós-graduação. Através do governo Ciência Sem Fronteiras, estamos oferecendo uma bolsa adicional para quem participar de um dos 30 projetos que já aprovamos, abertos a todos os brasileiros, não importa de qual instituição”, informou Herren Wu. “Para se candidatar, é preciso estar cumprindo ou perto de cumprir o doutorado – e ser brasileiro”, acrescentou. 

As 30 bolsas de pós-graduação têm duração de dois anos e valem para centros de pesquisa nos Estados Unidos e Reino Unido, contemplando as seguintes áreas: oncologia, respiratória, inflamatória, autoimune, cardiovascular, doenças metabólicas, doenças infecciosas e vacinas, ciência translacional, concepção de anticorpos e construção de proteínas, desenvolvimento biofarmacêutico e biossupressores. Os alunos podem se candidatar nos sites: https://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/reino-unido4 ou https://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/estados-unidos4 

A AstraZeneca tem matriz em Londres e está presente em mais de 100 países, com mais de 50 mil colaboradores, sendo 15.700 trabalhando na área de P&D e 9.300 nos centros de fabricação e fornecimento. A Medlmmune, braço da biofarmacêutica, atua no desenvolvimento de anticorpos e engenharia de proteínas, descoberta de produtos biológicos e infraestrutura de desenvolvimento clínico – são mais de 120 programas com ampla base de dados em desenvolvimento biológico.   

Johns Hopkins University
Outra palestra promovida pela Vreri nesta quarta-feira foi da Johns Hopkins University – Carey Business School, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC). Embora a JHU seja reconhecida mundialmente pela excelência na área de medicina, o palestrante Michael Joseph Cuneo, que supervisiona o recrutamento de candidatos internacionais, veio mostrar aos estudantes da Unicamp o que a instituição oferece também no ensino de pós-graduação em negócios. As áreas de concentração incluem empreendedorismo, markenting, mercado imobiliário e infraestrutura, sistemas de informação, gestão de saúde, gestão de riscos corporativos e finanças.