Vreri promove Aula
Magna sobre etanol

26/08/2014 - 15:05

/
O professor Gustavo Valença

O professor Gustavo Valença

A professora Carla Kazue Nakao Cavaliero

A professora Carla Kazue Nakao Cavaliero

A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp promoveu nesta terça-feira (26) uma Aula Magna sobre Etanol, no âmbito do Programa Top China-Brasil. O evento, que transcorreu durante todo o dia no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), foi acompanhado por uma comitiva da China composta por 40 estudantes e dez professores de diversas universidades daquele país, que estão no Brasil cumprindo um período de visitas a escolas superiores.

Os participantes da Aula Magna foram recepcionados pelo professor Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri. Ele deu as boas vindas aos visitantes e apresentou a eles as principais informações e indicadores da Unicamp. Em seguida, a professora Carla Kazue Nakao Cavaliero, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), ministrou a palestra inicial do dia, que teve como tema central a sustentabilidade relacionada à produção do etanol.

A docente ofereceu ao público um panorama geral sobre o etanol, abordando aspectos como produção, consumo e impactos sociais e econômicos associados ao biocombustível. Carla Cavaliero também deu ênfase à questão ambiental, citando que a Environmental Protection Agency (EPA), agência norte-americana de proteção ambiental, classificou o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar como “combustível avançado”, por causa do seu potencial de emitir entre 59% e 91% menos dióxido de carbono que a gasolina.

Em sua conferência, a docente da FEM também falou sobre alguns desafios a serem superados pelo Brasil no que se refere à produção do biocombustível. Ela citou como exemplo o avanço da mecanização no campo, que deverá gerar desemprego, e também o problema da crise hídrica, que exigirá a busca novas soluções por parte do país.