Representantes de três instituições
estrangeiras visitam a Unicamp

22/08/2014 - 16:42

Representantes da Georgia Institute of Technology, da Princeton University e da ETH Zurich estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (22) com o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, e com a assessora da Reitoria, professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano. O objetivo do encontro foi promover a aproximação entre as instituições com vistas a futuros projetos de cooperação científica e acadêmica. Antes do encontro, os pesquisadores estrangeiros participaram do workshop internacional intitulado Graduate Research and Education in Civil Engineering, promovido pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

De acordo com o coordenador-geral da Unicamp, a reunião serviu para estreitar as relações entre a Universidade e as escolas estrangeiras. “São instituições de excelência com as quais temos interesse de estabelecer cooperações científicas e acadêmicas. Nesse encontro em particular, discutimos questões relacionadas à engenharia civil, área na qual o Brasil tem muito desafios a superar, notadamente os relacionados à infraestrutura”, comentou.

De acordo com o professor Paulo Barbosa, diretor da FEC, o workshop internacional foi muito produtivo. “Tivemos oportunidade de reunir figuras destacadas do meio acadêmico e de outras áreas para discutir os desafios e oportunidades da pesquisa e do ensino da engenharia civil no âmbito da pós-graduação. Esse tema é especialmente importante para o Brasil, visto que essa área do conhecimento tem muito a contribuir para que o país supere algumas de suas deficiências, principalmente no que toca à infraestrutura”, considerou.

Entre os problemas que o Brasil ainda precisa superar, aponta Paulo Barbosa, está o déficit habitacional, que gira em torno de 6 milhões de unidades. “Também temos a questão do saneamento básico. Atualmente, metade da população brasileira não tem acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto”, pontuou. Participaram do encontro Rafael Bras (Georgia Institute of Technology), William Russel (Princeton University) e Alex Puzrin (ETH Zurich).