Morre o professor
Nivaldo Baccan

22/08/2014 - 20:50

Faleceu na quinta-feira, dia 21, Nivaldo Baccan, professor aposentado do Departamento de Química Analítica (DQA) , do Instituto de Química da Inicamp. Seu corpo foi velado em Campinas e seguiu para cremação em São Paulo. Baccan fez parte da segunda turma de formandos do IQ, concluindo o curso em 1971. Foi contratado pela Universidade em 1972. De 1985 a 1987 chefiou o DQA. Pertenceu ao IQ de 1972 a 2003.

Sua dissertação de mestrado, "Desenvolvimento de Métodos Conjugados com a Cromatografia de Gás para a Análise de Compostos Inorgânicos" foi defendida em 1975.  Seu doutorado em síntese de complexos úteis para determinações analíticas ocorreu em 1981. Com Edison Stein, Oswaldo E. S. Godinho e Luiz Manoel Aleixo, foi o autor de Introdução à semimicroanálise qualitativa, publicado em 1997 pela Editora da Unicamp.