Workshop sobre o ensino de
Física discute novas metodologias

20/08/2014 - 13:56

/
Sérgio Leite, do Programa de Aprimoramento da Docência Universitária, (EA)2

Sérgio Leite, do Programa de Aprimoramento da Docência Universitária, (EA)2

Abner de Siervo

Abner de Siervo

Rickson Coelho Mesquita

Rickson Coelho Mesquita

Participantes do evento “Novas metodologias para as disciplinas de graduação: o caso da Física Gera

Participantes do evento “Novas metodologias para as disciplinas de graduação: o caso da Física Gera"

O evento “Novas metodologias para as disciplinas de graduação: o caso da Física Geral” apresentou novidades na metodologia de ensino aplicada aos cursos de Física Geral do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e os resultados obtidos com tais iniciativas. Foi realizado pelos professores Abner de Siervo, coordenador do curso de graduação em Física e Rickson Coelho Mesquita, coordenador associado.

Na Unicamp, as disciplinas de Física Geral são ministradas para todos os cursos na área de exatas e tecnológicas. Mais de 1700 alunos, por ano, matriculam-se em Física Geral I. Dada a crescente heterogeneidade dos alunos e as mudanças culturais que as gerações atuais enfrentam quando comparadas às de décadas atrás, novas abordagens tornaram-se necessárias.

Utilizando um método de ensino já adotado em Harvard desde o início da década de 1990 - peer instruction - onde os alunos são as figuras principais com papel ativo em sala de aula, assumindo o desafio de desenvolver sua autonomia para enfrentar os problemas apresentados em sala de aula, o IFGW começa agora a colher resultados positivos, desde a adoção do novo modelo, a partir de 2012. A motivação para o início desse processo foi o reconhecimento de que as práticas pedagógicas tradicionais, centradas nas aulas expositivas, pouco contribuíam para o processo de aprendizagem significativa do aluno com relação aos conceitos da Física.

Apesar do pouco tempo a ser avaliado, o número de aprovações e o nível de interesse das turmas aumentou consideravelmente. Para os professores envolvidos, o desafio agora é divulgar o trabalho e demonstrar, com estes resultados, que é possível engajar os alunos e melhorar o seu aproveitamento com técnicas de ensino inovadoras. Durante o debate, docentes de outras áreas aproveitaram para debater as possibilidades do método para suas disciplinas.

O workshop fez parte do Programa de Aprimoramento da Docência Universitária (EA)2. Além de oferecer cursos, o programa é um espaço aberto para a comunidade da Unicamp que queira apresentar e discutir experiências de ensino inovadoras para a graduação. O evento foi organizado pelo (EA)2 e Pró-Reitoria de Graduação em parceria com o IFGW. Foi realizado no dia 19 de agosto de 2014, no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem e contou com mais de 50 participantes, entre docentes, alunos e pesquisadores da Unicamp.