Unicamp sedia primeiro colóquio
de análise e criação musicais

18/08/2014 - 15:53

Jônatas Manzolli, coordenador do Nics

Mesa de abertura do Colóquio

Pesquisadores e pós-graduandos

Jurandir Zullo, coordenador da Cocen

O professor da USP Silvio Ferraz

O pós-doc Stephan Schaub

Gérard Assayag, diretor-científico do Ircam

Praticamente duas semanas de evento que une música e tecnologia com a participação, pela primeira vez na Unicamp, de Gérard Assayag, diretor-científico de um dos maiores laboratórios de música do mundo (o Ircam - Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), localizado na França. Trata-se do 1º Colóquio Franco-Brasileiro e Criação Musicais com Suporte Computacional, cuja abertura foi realizada nesta segunda-feira (18) na sala PE-12 da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec). O colóquio foi organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp, USP, Unesp e Équipe de Représentations Musicales (RepMus) do Ircam (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique).

Esse encontro, que também foi transmitido via Lifestream, reuniu um público predominantemente de pesquisadores e pós-graduandos. Segundo o coordenador do Nics, o músico e compositor Jônatas Manzolli, o colóquio enfatiza a análise e a criação musical utilizando modelos computacionais como suporte. Na solenidade de abertura, Gérard agradeceu o convite que recebeu das três universidades públicas paulistas (Unicamp, USP e Unesp) e falou do empenho do seu instituto ao conseguir combinar em sua atuação pesquisa acústica, informática e criação musical. Ao longo da programação, que soma aulas teóricas e práticas, Gérard deve simular a improvisação máquina interativa dos músicos criada pelo programa de computador Omax, um ambiente que explora uma cooperação em tempo real de processamento de sinais de áudio, representações de música de alto nível e  estruturas formais de conhecimento. "Propomos uma mudança conceitual na interação musical com máquinas", disse.

Jônatas Manzolli, ao dar as boas-vindas aos convidados e aos participantes do colóquio, comentou que ficou bastante honrado com a presença de grandes autoridades na área de música computacional. Jurandir Zullo, coordenador da Coordenadoria de Centros e Núcleos (Cocen), reputa ser da maior importância a aproximação de dois destacados times de músicos, engenheiros e programadores. O professor Silvio Ferraz, ex-docente da Unicamp e atualmente professor da USP, pontuou que este é um fórum que não começou agora. “A palestra de hoje é a continuidade de uma parceria que já vinha ocorrendo, ainda que a distância.” O pós-doc Stephan Schaub (que chegou a fazer seu doutorado na França, no laboratório da Ircam)
contou que a ideia de organizar esse colóquio partiu de Gérard.

Gérard Assayag é atualmente chefe do Grupo de Pesquisa em Música no Ircam e diretor de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Seus interesses de pesquisa sobre questões de representação da música incluem paradigmas da linguagem de informática, aprendizado de máquina, restrição e programação visual, musicologia computacional, modelagem de música e composição assistida por computador.

O pesquisador estrangeiro desenvolveu o primeiro ambiente Ircam para composição assistida por computador (orientada à pontuação) e mais tarde criou, com Carlos Agon, o ambiente OpenMusic, atualmente utilizado por inúmeros compositores e musicólogos ao redor do mundo. Nos últimos anos, Gérard Assayag realizou pesquisas e softwares na área de improvisação. Ele é membro-fundador da Afim (Association Française d'Informatique Musicale) e membro da Sociedade FWO on Foundations of Research Music. Recentemente, participou da fundação do The Journal of Mathematics e do projeto Music, cujas afiliadas vêm de instituições como Ircam, Universidade de Yale e Eastman School of Music.

O colóquio prossegue até o dia 28, quando acontece, às 21 horas, um concerto aberto e gratuito ao público no bar Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas, SP).