Finais da 6ª ONHB
acontecem na Unicamp

14/08/2014 - 17:00

Equipes finalistas de 2013 no ginásio da Unicamp

Medalhas da competição deste ano

Comemoração de uma das equipes vencedoras de 2013

Após quase 3 meses de muito trabalho e muitas emoções, os finalistas da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) começam a chegar a Campinas para participar da fase presencial, última etapa desta edição. Realizada pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com o apoio de órgãos como o MEC e o CNPq, a competição teve início em maio deste ano, com cerca de 40.000 participantes de todo país.

Depois de passarem pelas cinco fases online eliminatórias, os finalistas foram convocados em junho, quando também submeteram os documentos de participação. A fase mais aguardada em todas as edições contará este ano com quase 1500 participantes, que compõem as 305 equipes melhor classificadas, vindas de todos os estados brasileiros. Este ano, olímpicos paulistas e cearenses são a maioria, seguidos de perto por outros estados que tradicionalmente participam em peso da olimpíada, como Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Detalhes da Fase Presencial
No sábado, 16, as atividades da ONHB começarão às 7h30 da manhã, quando a organização começará a receber as equipes participantes, que devem se dirigir ao Ciclo Básico 2 assim que chegarem à Unicamp. Placas indicativas pelo campus ajudarão na orientação dos participantes. O horário limite para apresentação dos integrantes da equipe é até as 8h30. A partir deste horário todos os  estudantes já deverão estar dentro das salas, onde será feito o credenciamento e a prova dissertativa.

Enquanto os alunos participam desta última etapa, os professores serão credenciados e encaminhados para sua atividade no auditório do Centro de Convenções, onde participarão de palestras de estudiosos convidados e da comissão organizadora da ONHB. Além destas palestras, os professores também assistirão ao documentário “Verdade 12.528” e poderão debater o premiado filme com os diretores e roteiristas Paula Sacchetta e Peu Robles.

Ao meio-dia, quando se encerram a prova e as palestras, os membros das equipes se reunirão novamente para o registro da tradicional foto oficial, outro momento muito aguardado pelos participantes. A tarde é livre para que os finalistas possam descansar e conhecer a cidade.

Domingo
No dia seguinte, domingo, 17, a programação começa às 8 horas da manhã, quando se inicia a tão esperada cerimônia de premiação. O evento acontecerá no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, onde as equipes receberão as medalhas e os certificados de participação. Os vencedores serão contemplados com medalhas de ouro (15), prata (25), bronze (35) e honra ao mérito (226). Além das medalhas, troféus de participação serão concedidos às 35 equipes mais bem classificadas. Todos os participantes da final receberão certificados de participação.

A festa terá como trilha sonora músicas selecionadas pelos próprios participantes, através do Facebook, além do grande show “Uma Breve História do Rock”, da banda Lester Bangs. O final do evento está previsto para as 14 horas, quando os olímpicos voltarão para suas cidades e aguardarão ansiosos a edição do próximo ano.