Douglas Galvão assina artigo
na Nature Communications

14/08/2014 - 13:39

Douglas Galvão, professor do IFGW e assessor da PRP

O professor Douglas Soares Galvão, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), é um dos autores de artigo publicado na Nature Communications (uma das publicações temáticas da conceituada revista) que vem tendo boa repercussão em sites científicos. “É um artigo em colaboração com pesquisadores da Rice University, de Houston (EUA), em que contribuímos com a parte de simulação para explicar o que eles tinham visto em um experimento”, explica o docente, que também é assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). 

Segundo Galvão, o experimento em que se misturou grafeno com nitreto de boro teve um resultado surpreendente. “Foi obtida uma espuma com propriedades mecânicas excepcionais, quando, em geral, essas espumas nano-estruturadas não possuem resistência mecânica nem estabilidade térmica. Esse material tem muitas aplicações, como em sensores e possivelmente para recuperar águas onde ocorrerem derrames de petróleo.” 

O professor do IFGW explica que a parte teórica foi elaborada pelo pós-doutorando Pedro Autreto, bolsista Fapesp do Grupo de Sólidos Orgânicos e Novos Materiais, do Departamento de Física Aplicada do IFGW. “Autreto passou um ano na Rice University, que já tem acordada com a Unicamp uma colaboração envolvendo o duplo diploma. Existe grande interesse de ambas as instituições em aumentar esta colaboração, nas áreas de física, ciência dos materiais e principalmente de nanotecnologia, na qual são bastante fortes.” 

De acordo com Douglas Galvão, outro trabalho do seu grupo, sobre como quebrar nanotubos, foi escolhido como destaque de julho pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Já para este artigo na Nature Comm, o professor ressalta o peso do Workshop Nature organizado em março pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela PRP, com o objetivo de contribuir para o aumento do impacto da produção científica da Unicamp. “O treinamento foi bastante útil para escrevermos o paper.”