Abertas inscrições ao Vestibular 2015

11/08/2014 - 12:28

O reitor José Tadeu Jorge

Edmundo Capelas de Oliveira, da Comvest

A Unicamp abriu na manhã desta segunda-feira (11) as inscrições para o Vestibular 2015, que apresentará novidades tanto na primeira quanto na segunda fase. A principal delas diz respeito à adequação das provas. A de Redação, que era aplicada na primeira fase, passará para segunda. Já o exame da primeira fase, que era composto por 48 questões de múltipla escolha, passará a ter 90 questões, sendo quatro delas de caráter multidisciplinar. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de setembro (às 20 horas), exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

O Vestibular Unicamp 2015 oferece 3.320 vagas, distribuídas em 70 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 140,00. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível para consulta e impressão no site da Comvest. A duração da prova da primeira fase se mantém em cinco horas. Já a segunda fase será realizada em três dias consecutivos, com duração de quatro horas a cada dia. O coordenador executivo da Comvest, professor Edmundo Capelas de Oliveira, considera que a acomodação da Redação na segunda fase beneficiará o estudante preparado.

Além disso, ao passar para a segunda fase, observa Oliveira, a Redação ganhou maior peso. Antes, este peso variava entre 9,5% e 13,5%, dependendo do curso. Agora, será de 20% para todos. A inclusão de questões multidisciplinares no concurso, conforme o reitor José Tadeu Jorge, é um sinal de que o Vestibular da Unicamp está sintonizado com o que ocorre no mundo. “Atualmente, não há profissional que se sustente somente com o conhecimento específico da sua formação. Cada vez mais, seja qual for o critério de seleção, cresce em importância o perfil eclético desse profissional”.

O Vestibular Unicamp 2015 será aplicado em quatro novas cidades: Mogi das Cruzes, Guarulhos, Presidente Prudente e São João da Boa Vista. Ao todo, serão 20 municípios. Fora do Estado de São Paulo, a única capital este ano a aplicar a prova é Brasília. A partir desta edição, a Faculdade de Medicina e Enfermagem (Famerp), de São José do Rio Preto, não participará mais do Vestibular Unicamp. O reitor Tadeu Jorge estimou que o número de inscritos para o concurso deverá oscilar entre 70 mil e 80 mil. “Mais importante que a quantidade de inscritos, porém, é a nossa capacidade de selecionar entre eles os melhores estudantes para a Universidade”, diz.

A primeira fase do Vestibular será realizada dia 23 de novembro e a segunda, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 25 a 29 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 19 a 22 de janeiro de 2015. A Comvest aplicará as provas para candidatos com deficiência também na cidade de São Paulo, e não apenas em Campinas, como ocorria até o ano passado.

Inscrições e Pagamento da Taxa de Inscrição

11/8 a 11/9/2014

Provas de Habilidades Específicas de Música

25 a 29/9/2014