Olimpíada Nacional em História do
Brasil convoca equipes para fase final

06/08/2014 - 09:31

Depois de cinco fases realizadas pela internet com dezenas de documentos históricos, questões de múltipla escolha, tarefas e muita pesquisa, cerca de duas mil pessoas chegam a Unicamp na próxima semana (16 e 17 de agosto) para participar da última fase da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Na ocasião, estudantes e professores de todos os estados brasileiros participarão de intensa programação com provas dissertativas, palestras, cerimônia de premiação e show de rock. Realizada pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a competição teve início em maio deste ano, com mais de 40 mil participantes.

No sábado (16), a programação acontecerá das 9 às 12 horas. Enquanto os estudantes realizam a prova dissertativa da última fase, no pavilhão do Prédio Básico 2, os professores participam de palestra com a Comissão Organizadora da ONHB, no Centro de Convenções, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). Ao meio dia, todos os membros das equipes voltarão a se reunir para realizar a tradicional foto oficial, que registrará a participação da equipe no evento.

No domingo (17), das 8 às 14 horas, é a vez da aguardada cerimônia de premiação, momento que consolida quase três meses de muito trabalho. A consagração das equipes vencedoras será realizada no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, e terá como atração musical o show “Uma Breve História do Rock”, da banda Lester Bangs. As equipes serão premiadas com medalhas de ouro (15), prata (25), bronze (35) e honra (226). Além das medalhas, cada membro da equipe (estudantes e professores) será contemplado com certificado. As escolas das 35 equipes mais bem classificadas serão homenageadas com troféus de participação.

Sobre
A ONHB está entre as competições estudantis mais concorridas do país, que reúne em média, mais de 50 mil participantes, entre professores de história e estudantes de escolas públicas e privadas, de todos os estados. Concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Departamento de História, do IFCH da Unicamp, a ONHB é voltada para o público das últimas séries de ensino Fundamental e do Ensino Médio. A 6ª edição da Olimpíada conta com o apoio em sua realização do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Nacional de História (ANPUH).