RTV: 'Palavras Cruzadas'
discute nanotecnologia

01/08/2014 - 08:55

Já está disponível no site da Rádio e Televisão Unicamp (RTV), mais um programa inédito da série Palavras Cruzadas, produzido pela equipe de jornalismo da RTV. O tema deste programa é ‘Novos Materiais e a Nanotecnologia'.

O mundo do invisível, o mundo do átomo tem provocado revoluções incríveis em todas as áreas do conhecimento. Novos fármacos, novas vestimentas e novos produtos de limpeza são apenas exemplos de uma gama imensa de aplicações que as pesquisas em nanotecnologia têm produzido. Trata-se de um grande desafio que trará enormes benefícios para todas as nações. Nesse contexto, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) atua como uma poderosa ferramenta de pesquisa e investigação da estrutura microscópica da matéria em vários aspectos. E na esteira do LNLS surge o Projeto Sirius, a máquina de luz síncrotron mais avançada do mundo que está sendo construída no Polo de Alta Tecnologia de Campinas (SP).

Para esse programa Marcus Vinicius Ozores conversou com Glaucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa e professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e com Harry Westfahl Jr., diretor científico do LNLS e doutor em Física pela Unicamp. O programa Palavras Cruzadas também é transmitido pelo Canal 10 da Net, em horários alternados durante a semana, e também pelo Canal da RTV Unicamp no Youtube. Consulte a programação no site www.rtv.unicamp.br.