Mostra Unicamp de Fotografia
está com as inscrições abertas

01/07/2014 - 13:27

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da primeira Mostra Unicamp de Fotografia, que ocorrerá entre os dias 1º e 31 de outubro. Podem se inscrever funcionários, estudantes e professores, a despeito de serem fotógrafos profissionais ou amadores. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade à produção fotográfica da Universidade, representada nos trabalhos dos integrantes da comunidade universitária. Paralelamente à Mostra Unicamp de Fotografia, ocorrerão também Mostra de Fotofilmes, Ciclo de Palestras e Atividades Práticas.

De acordo com a supervisora de Ação Cultural da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, a Malu, as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto, no site do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), um dos apoiadores do evento. Lá, os interessados poderão se informar sobre todos os critérios exigidos pela comissão organizadora. Os demais órgãos apoiadores da mostra são a própria CDC, a Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Malu explica que as fotografias poderão retratar atividades ligadas às áreas de ensino, pesquisa e extensão ou mesmo a um hobby do interessado. A mostra, segundo ela, correrá paralelamente ao Festival Hércules Florence de Fotografia, mas consistirá em uma ação independente da Unicamp. “Pretendemos usar todos os espaços culturais disponíveis nos campi da Universidade para exibir os trabalhos. Alguns deles, como os da Faculdade de Ciências Médicas, CDC, Casa do Lago, Instituto de Artes, Ciclo Básico, Instituto de Estudos da Linguagem, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Agência de Formação da Unicamp já estão acertados, mas outros ainda poderão ser definidos nos próximos dias”, diz.

Após a inscrição, os trabalhos serão selecionados pela comissão organizadora. A seleção acontecerá no período de 15 a 28 de agosto. O resultado será divulgado em 29 de agosto. A Mostra Unicamp de Fotografia foi idealizada pelos fotógrafos Celso Palermo e Antonio Scarpinetti, este último jornalista da Ascom da Unicamp.

Paralelamente à Mostra Unicamp de Fotografia ocorrerá a Mostra de Fotofilmes Brasileiros, que terá curadoria do professor Fernando de Tacca e do doutorando em artes Visuais pelo IA, Érico Elias. As produções selecionadas foram reunidas em quatro ciclos, pensados para serem projetados ao longo de quatro dias consecutivos.