Cotuca retoma aulas na

01/08/2014 - 13:00

A diretora Teresa Rosa

Novo espaço do Cotuca

O Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) retoma suas aulas na próxima segunda-feira (4), já no novo espaço situado na rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 735, no bairro Parque Taquaral, em Campinas. São aguardados cerca de 2 mil estudantes para o início das atividades do segundo semestre. Para marcar as boas-vindas a professores, funcionários e alunos foram organizadas algumas ações na última quinta (31), informou a diretora da Unidade, Teresa Celina Meloni Rosa.

“O filósofo e educador Mário Sergio Cortella proferiu palestra sobre ética, às 19h30, durante um evento organizado no novo espaço. No mesmo dia, um pouco mais cedo, ocorreu uma reunião com os alunos representantes de classe. O objetivo foi esclarecer eventuais dúvidas e apresentar as novas instalações do Colégio”, contou Teresa Rosa.

Novo espaço
Além de ginásio coberto, o novo local que abrigará as atividades do Cotuca possui condições adequadas de segurança e higiene, 15 salas de aulas, amplos locais para laboratórios, vestiários, áreas arborizadas e de convívio. São aproximadamente 10 mil metros quadrados de área. A mudança no local das aulas acontece em razão das obras de restauro no prédio da rua Culto à Ciência, no bairro Botafogo.

Construído em 1918, a estrutura foi tombada como patrimônio histórico e cultural em 2011, e por isso não pode ser reformada ou modificada, embora esteja em constante processo de manutenção. O Cotuca funcionava no local desde 1967, data de criação do Colégio. Por medida de precaução, a instituição decidiu transferir provisoriamente, em fevereiro último, as atividades de ensino e pesquisa para o Ciclo Básico 1 e 2, no campus de Barão Geraldo. Todos os alunos, funcionários e docentes do Colégio foram comunicados sobre o processo de transferência das atividades.

Adaptações:
A diretora Teresa Rosa ressalta que algumas adaptações foram realizadas para acomodar os cursos e alunos no novo espaço:
- As aulas dos cursos de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente serão ministradas em quatro salas do Colégio Novo-Anglo (situado na Rua Jorge Figueiredo Correa,  545, Parque Taquaral, na mesma quadra do Cotuca);
- As especializações em  Gestão pela Qualidade e Produtividade; Automação Industrial e Projetos Mecânicos Assistidos por Computador terão suas aulas ministradas no Campus de Barão Geraldo;
- Todos os demais cursos terão suas aulas ministradas no novo endereço do Colégio. Algumas aulas práticas dos cursos de Plásticos, Alimentos e Mecatrônica continuarão sendo realizadas nos laboratórios do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e/ou nas instalações das unidades do Senai de Campinas.
- Os estágios dos cursos de Enfermagem, como já acontece, serão realizados no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, postos e outras unidades de saúde conveniadas.