Cerimônia do Pibic para Ensino Médio
homenageia professor Miguel Morano Jr.

01/08/2014 - 15:18

/
Alunos de escolas públicas superlotam auditório

Alunos de escolas públicas superlotam auditório

Autoridades na mesa da cerimônia do Pibic-EM

Autoridades na mesa da cerimônia do Pibic-EM

Professor Miguel Morano Junior, o homenageado

Professor Miguel Morano Junior, o homenageado

Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade

Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade

Pró-reitora Gláucia Pastore na entrega dos certificados

Pró-reitora Gláucia Pastore na entrega dos certificados

Alunos de escolas públicas de Campinas e região superlotaram o auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na manhã desta sexta-feira, para a cerimônia de encerramento da 7ª turma e de recepção à 8ª turma do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio – Pibic-EM/CNPq. No evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), 210 estudantes que participaram de 73 projetos orientados por docentes e pesquisadores da Unicamp receberam seus certificados de conclusão. 

O Pibic-EM foi implantado em 2008 para receber alunos de ensino médio de escolas públicas nos laboratórios da Universidade, com o objetivo principal de identificar e estimular jovens talentos a atuar em diferentes campos do saber. O programa visa, também, estreitar o contato entre academia e professores da rede pública para o aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e melhoria das práticas do ensino de ciências. 

A cerimônia teve como homenageado o professor Miguel Morano Junior, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), por seu entusiasmo pelo Pibic-EM, que o levou a interceder pessoalmente junto a diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas para atrair estudantes e incentivá-los a persistir no programa. “É uma homenagem imerecida, pois estou apenas cumprindo com minha obrigação. Talvez, ela seja em função do destaque que a FOP tem dentro do Pibic da Unicamp e também porque estou comemorando 50 anos como professor. Sou prata da casa, só falta botar a chapinha de patrimônio”, brinca. 

Miguel Morano já estava aposentado quando a direção da FOP o convidou para a missão de formar a primeira turma do Pibic-EM na unidade. “Eram sete alunos que, se podemos usar a expressão, foram ‘caçados a laço’. O curioso é que o diretor da escola selecionou os mais problemáticos, que tinham recebido sanções, para ver se tomavam jeito na universidade – a surpresa é que eles se saíram maravilhosamente. O programa foi crescendo e, para essa 7ª turma tivemos 257 inscritos em Piracicaba, sendo que 69 com a nota máxima. E, dos 43 alunos da turma anterior, 14 entraram na universidade, inclusive três na Unicamp, um na USP e quatro na UFSCar. Sou um entusiasta do Pibic porque acho importante investir na juventude; investindo na juventude, teremos dias melhores.” 

A professora Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa, afirma que o Pibic-EM é uma ação social extremamente importante da Unicamp, por conseguir agregar os melhores alunos do ensino médio para o treinamento em pesquisa. “A consequência é uma mudança de atitude, a capacitação desses jovens para um trabalho sério, que exige atenção e dedicação, desenvolvendo habilidades que, se não viessem para o programa, talvez não adquirissem.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, representando o reitor José Tadeu Jorge no evento, lembrou que vivemos num país em que o acesso à universidade pública e de qualidade é muito limitado, ainda mais para os estudantes que vêm da rede pública. “Por isso, toda ação da Universidade no sentido de construir pontes e abrir as portas para esses jovens é de grande mérito. Se quisermos um país com o nível de desenvolvimento que desejamos, temos que ampliar significativamente este acesso. A Unicamp, dentro de suas limitações, promove várias ações nesse sentido e o Pibic é uma das que mais nos orgulham.” 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa do CNPq, através do qual a Pró-Reitoria da Pesquisa da Unicamp obtém anualmente uma cota institucional de bolsas, que o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) concede a estudantes de ensino médio das escolas públicas da região. A cota é distribuída de acordo com critérios de mérito acadêmico avaliados por um comitê de docentes da Universidade. As bolsas de iniciação científica têm vigência de 12 meses, que se inicia no mês de agosto de cada ano. 

Comentários

Super merecido. Prof. Miguel Morano continua inspirando as novas gerações de estudantes na FOP. Tive o prazer de trabalhar com ele quando estive a frente da Coordenadoria da Graduação da FOP.

Email: 
pavargas@fop.unicamp.br

Parabéns ao Prof. Miguel, exemplo de ser humano e trabalho. O país está sentindo a falta de homens honestos e empenhados como este professor, aposentado, porém que mantém a boa intenção ao ensinar e a energia em realizar o bem a sociedade.

Email: 
mmoraes@fop.unicamp.br

Parabéns ao prof. Miguel Morano pela mais do que merecida homenagem. É um prazer ser sua colega, e ser contagiada por seu entusiasmo em ensinar e em coordenar o PIC Jr. na FOP.

Email: 
fklein@fop.unicamp.br

Parabens Prof Miguel,
A FOP e a UNICAMP se orgulham de um professor como o senhor que investe na juventude, acreditando no seu potencial.
Abr
Brenda

Email: 
bpgomes@fop.unicamp.br