Regina Dias
apresenta seu
1º CD solo
à comunidade
da Unicamp

31/07/2014 - 14:46

Regina Dias, cantora e enfermeira do HC

Embora cante profissionalmente há mais de 30 anos, o vínculo de Regina Dias com a Unicamp esteve sempre focado na enfermagem, trabalhando há 25 anos na UTI pediátrica do Hospital de Clínicas (HC). Agora, ela apresenta à comunidade universitária seu primeiro CD solo, “Fantástico Urbano”, interpretando gêneros diversos da MPB de qualidade, na companhia de instrumentistas talentosos e com uma produção feita com esmero. A cantora lançou o disco em 30 de abril, abrindo uma série de apresentações pelo circuito Sesc em São Carlos, Araraquara, Ribeiro Preto e Piracicaba, devendo fechá-lo em São Paulo. 

Regina Dias avisa a comunidade que o show no Sesc de Campinas já está marcado para 28 de setembro. “Sempre estive muito envolvida com a música, desde a graduação na Federal de São Carlos, me apresentando em festivais, circuitos do Sesc e teatros. Queria muito entrar no círculo cultural de Campinas. Em 2009, o GGBS soube por meus colegas de trabalho que eu cantava e me convidou para uma apresentação na Praça da Paz, que foi muito boa; ficamos de combinar outros eventos.” 

A enfermeira cantora diz que leva uma vida noturna, chegando às sete na noite para os plantões do HC, indo até de manhã, e que consegue conciliar a carreira na música graças à compreensão da equipe de enfermagem, que lhe assegura flexibilidade para conciliar a escala de trabalho com as apresentações geralmente agendadas também para a noite. “Dentro do departamento existe o respeito à satisfação pessoal de desenvolver outras atividades de que se gosta. Eu ainda jogo vôlei e acabei de tirar cinco dias para um campeonato internacional de másters em Águas de São Pedro. Em compensação, nunca reclamo de plantões em fins de semana e feriados.” 

Regina Dias também tem, obviamente, todo o apoio da família, até porque em tese está todos os dias em casa, mesmo que dormindo. “Para quem leva uma vida noturna, quatro horas de sono bastam. Comecei a cantar profissionalmente em 1980 e a demora em lançar um disco solo se deve a prioridades. Tenho dois filhos e acompanhei todos os estágios de crescimento deles. Enquanto isso, fui rodando com apresentações e colaborando em CDs de outros cantores. Participo do Hamilton e seus Estados, grupo que tem origem na UFSCar e do qual eu e Maria Butcher somos as vocalistas.” 

Música e artes plásticas
Segundo Regina, o disco é também uma homenagem à sua tia Odilla Mestriner, mulher importante para o contexto das artes plásticas no Brasil, falecida há quatro anos. “Odilla já tinha concordado com minha ideia de colocar elementos da sua arte como parte do design gráfico do disco. ‘Fantástico Urbano’ é o título de uma série de telas que ela lançou em 1987, mostrando o homem chocado com o mundo urbanizado e caótico. É também o título de uma das duas músicas compostas para o disco por minha irmã, Bia Mestriner (que tem dois CDs lançados, um deles, com Roberto Menescal, indicado ao Prêmio Sharp): a letra não é uma homenagem direta a Odilla, mas faz referências à sua obra e vida.” 

As músicas escolhidas para este primeiro disco solo são de compositores ainda pouco conhecidos, de diversas partes do país e de quem Regina se tornou amiga durante sua trajetória artística. “A opção por esses compositores se deu, primeiro, pela acessibilidade; segundo, por que são pessoas muito queridas. Participando de festivais de MPB com artistas e compositores diferenciados, fui fazendo amizades e conhecendo novas composições, que eles enviavam para eu defender – esta semana mesmo, uma música que interpreto foi selecionada para o Festival de Tatuí. Existe um número enorme de talentos ainda obscuros perante a mídia. Acumulei um acervo com mais de 80 músicas, das quais selecionamos treze para o CD, que tem quinze faixas.” 

Variadas vertentes
A cantora enfermeira adianta que a comunidade da Unicamp tem a oportunidade de ouvir um disco “bem movimentado”, enriquecido por muitas vertentes da MPB, como samba, samba canção, afoxé, valsa, bolero e mesmo com pitadas de tango e de soul. “Os arranjos são de Murilo Barbosa, pianista de Londrina e jornalista que optou pela música. Temos uma afinidade musical bastante grande e, quando ele mudou para São Carlos, assumiu a direção musical e o CD saiu. Contei ainda com participações especialíssimas de instrumentistas respeitados, como Juarez Moreira, Eduardo Machado, João Paulo Ramos e Silvio Zalambani.” 

De acordo com Regina Dias, o disco foi todo produzido no Outside Estúdio de Araraquara, com gravação e mixagem de Marquinho Froco (que também participa como baterista). O encarte reproduz quadros de Odilla Mestriner, com design gráfico e fotografias de Adri de Oliveira. O CD pode ser adquirido diretamente com a cantora, a R$ 30,00, por e-mail (reginnadias@gmail.com), Facebook (Regina Dias), My Space (www.myspace.com/reginadias) e pelo site ReverbNation. A entrega será feita pelo correio.

Mais sobre Regina: 
Regina Dias, entre o HC e os palcos
 

 

Comentários

Recomendo a aquisição do CD solo, “Fantástico Urbano”, os amantes de boa musica. A mixagem esta fantástica e o os arranjos de cair o queixo.

Email: 
laurione@hc.unicamp.br

Gostei muito das faixas que consegui ouvir. A homenagem a sua tia, a artista plástica Odilla Mestriner, está linda. Parabéns, Regina, pela concretização de mais este sonho.

Email: 
mdacruzpaula@gmail.com

Gostei muito das faixas que consegui ouvir. A homenagem a sua tia Odilla Mestriner está linda. Parabéns, Regina, pela concretização de mais este sonho.

Email: 
mdacruzpaula@gmail.com

Acredito que realmente quem canta é sempre feliz todos os dias.A moça que aparece tem um sorriso típico de quem é feliz com a música que canta.

Email: 
renato10@unicamp.br

ouvi o cd e gostei muito da seleção das musicas , um cd muito bom de se ouvir , gostei muito , e como trabalho tambem nos fins de semana com som pra festas , sempre que puder pretendo divulgar .
ahhhh uma voz muito bonita .

Email: 
betusilva@hc.unicamp.br