MEC libera R$ 500 mil para
projetos de extensão da Unicamp

31/07/2014 - 08:50

O pró-reitor João Meyer

O Ministério da Educação (MEC) aprovou cerca de R$ 500 mil em recursos para projetos de extensão universitária da Unicamp. As propostas foram formuladas por docentes de unidades e órgãos com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). 

Foram contemplados cinco projetos: SAE ação cultural: educação, comunidade e campus, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE); Alternativas para o tratamento de esgoto em propriedades rurais de Campinas, e Desenvolvimento criativo de ecoblocos para a construção comunitária, ambos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC); Ligação química: escola pública e Unicamp, do Instituto de Química (IQ); e Produção mais limpa em projetos de habitação de interesse social, da Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira. 

“Ficamos satisfeitos com o resultado. A comissão que julga os projetos e programas é interministerial. Portanto, projetos que foram aprovados e não receberam recursos, como aconteceu com algumas propostas da Unicamp, podem interessar a outros ministérios. É importante salientar também que uma equipe capacitada da Preac esteve sempre à disposição dos docentes para orientá-los na formulação das propostas para atender ao edital”, avaliou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. 

Os projetos aprovados foram submetidos ao Programa de Extensão Universitária (ProExt) do MEC. O objetivo, segundo a coordenação da iniciativa, é apoiar instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Mais sobre os projetos da Unicamp:
SAE ação cultural: educação, comunidade e campus
O objetivo é proporcionar interação de três áreas do conhecimento: arte, cultura e educação, envolvendo a atuação de alunos de graduação da Unicamp, especialmente das áreas de artes e humanidades. O projeto propõe a interação com a comunidade externa e ações voltadas a escolas públicas e unidades de ensino infantil vinculadas à Unicamp. Serão oferecidas oficinas artísticas e culturais, além de ações voltadas exclusivamente à comunidade universitária.
Docente responsável: Jose Ricardo Figueiredo

Alternativas para o tratamento de esgoto em propriedades rurais de Campinas
A iniciativa propõe o levantamento de dados nas regiões de Sousas e Joaquim Egídio por meio da integração da universidade com a população e com instituições parceiras envolvidas com o saneamento e com a educação ambiental. Também haverá a construção comunitária de sistemas de saneamento simplificados, que servirão de base educacional para disseminar as boas práticas de saneamento. 
Docente responsável: Adriano Luiz Tonetti

Desenvolvimento criativo de ecoblocos para a construção comunitária
Trata-se de uma transferência tecnológica cujo objetivo é preparar agentes comunitários para competências relacionadas ao projeto e à construção de elementos arquitetônicos modulares em suas comunidades. Denominados aqui de BLOCarTs, seu desenvolvimento tecnológico e aplicação objetivam a melhoria arquitetônica da cidade, principalmente no que se refere aos conjuntos habitacionais populares.
Docente responsável: Ana Lúcia Nogueira de Camargo Harris

Ligação química: escola pública e Unicamp
Constitui no desenvolvimento de atividades integradoras com professores e estudantes da educação básica e docentes, estudantes e funcionários da universidade, visando explorar o potencial profissional e pessoal de contribuições positivas para ações educativas a partir de temáticas da ciência química. O plano de trabalho constitui-se por estágios didáticos com experimentos, palestras, seminários, projetos, participação em eventos acadêmicos com apresentação de trabalho, visita técnica e atividade cultural.
Docente responsável: Adriana Vitorino Rossi

Produção mais limpa em projetos de habitação de interesse social
O projeto será desenvolvido no bairro Geada, em Limeira (SP), onde existem 380 lotes que fazem parte do programa de lotes urbanizados, nos quais os moradores realizam as obras sem qualquer suporte técnico. Desta forma, pretende-se fomentar nos moradores a capacidade de planejar, projetar e construir seu habitat, empregando práticas de produção mais limpa, de forma a reduzir os impactos ambientais, bem como o custo da obra. 
Docente responsável: Eloisa Dezen-Kempter