Waldir
Quadros
lança site
sobre pessoas
com deficiência

30/07/2014 - 16:06

O economista Waldir Quadros, professor aposentado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, acaba de lançar o site “Perfil social das pessoas com deficiência no Brasil”, cujo objetivo é contribuir para o avanço do conhecimento sobre a realidade social e econômica desse segmento da população. “Queremos que o site se constitua em instrumento útil de pesquisa e avaliação das características gerais e da condição das pessoas com deficiência no Brasil”, afirma Quadros.

De acordo com o docente, a expectativa é que o conteúdo disponibilizado no site possa ser utilizado de diversas formas, por diferentes grupos de interessados. “Gostaríamos que os dados contribuíssem, por exemplo, para a formulação de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência ou servissem como ferramenta pedagógica para cursos relacionados à valorização da cidadania”.

Quadros explica que os indicadores contidos no site estão amparados nos resultados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), realizado em 2010, e também por uma metodologia de estratificação social desenvolvida por ele ao longo de toda a sua carreira acadêmica. “Por causa dessas características, o site traz informações detalhadas que o usuário não encontraria em outras fontes”, diz.

O interessado pode ter acesso, por exemplo, a indicadores separados por idade, sexo, raça, nível de escolaridade etc, que surgem desagregados por município. “Com isso, a pessoa que consulta a ferramenta pode estabelecer comparações entre cidades e gerar mapas de forma imediata”, pormenoriza Quadros. O economista adianta que novos conteúdos deverão ser brevemente adicionados à ferramenta, cuja navegação tem se mostrado bastante amigável.

Uma das intenções, conforme Quadros, é refinar os dados de modo que o usuário consiga obter informações relacionadas a distritos ou regiões que compõem grandes centros urbanos. O site “Perfil social das pessoas com deficiência no Brasil” pode ser acesso através deste link.

Comentários

Tudo que envolva iniciativa a melhorar a vida dos deficientes é louvável porque todos sabem que em matéria de políticas públicas para auxiliar a classe, é muito pouco perto daquilo que precisa ser feito.Uma iniciativa louvável do Professor Waldir.Parabéns.

Email: 
renato10@unicamp.br

uma ótima iniciativa! espero que o site forneça informações adequadas e, sobretudo, questionadoras! acessibilidade é uma prática ausente na Unicamp, com raríssimas exceções! será que o prof. Waldir não teve essa realidade como inspiradora para tal projeto? tendo sido professor dessa Universidade? eu espero que SIM!! seria o atestado de sensibilidade para um problemão, realmente, que transtorna a vida de deficientes físicos dentro do Campus... e, claro, do Brasil!!

Email: 
mguelta@gmail.com

Prezado Professor Waldir Quadros,

Parabens pela iniciativa. Temos muito interesse em conhecer seu trabalho. Nao consegui ter acesso aos dados e gostaria de poder faze-lo.
Aproveito para apresentar nosso Instituto recenetmente criado para promover o debate sobre a necessidade de novos modelos de moradia independente para pessoas com Deficienia Intelectual www.institutojng.org.br
Muito obrigada
Flavia Poppe

Email: 
flavia.poppe@gmail.com