UPA já tem 12 mil inscritos;
professor traz 3 turmas do MS

29/07/2014 - 09:44

Estimativa para UPA 2014 é de pelo menos 50 mil estudantes

A Unicamp de Portas Abertas – UPA 2014 já superou a marca de 12.000 inscritos, quando estamos, ainda, a um mês da sua realização em 30 de agosto. Até o momento, inscreveram-se 200 escolas públicas e privadas do ensino médio de vários estados brasileiros, com natural predomínio de unidades paulistas, mas vindas também de vários outros estados, inclusive dos mais distantes. A organização da UPA espera pelo menos a repetição do público do ano passado, com 50 mil estudantes visitando o campus. 

As faculdades e institutos da Universidade oferecerão uma programação específica para que todos conheçam os cursos e projetos dos quais participam os alunos de graduação e de pós-graduação. Além de se divertir com as atrações culturais, os visitantes, principalmente de escolas públicas, serão informados sobre as iniciativas da Unicamp para promover o acesso ao ensino superior e sobre mobilidade estudantil. Informações preliminares já estão no site da UPA, que disponibilizará a programação completa a partir de 18 de agosto. 

Roberto Crespo Mantuani, professor de física, é o responsável por turmas de três escolas do Mato Grosso do Sul, num total de 170 alunos dos colégios Nota Dez (Campo Grande), Delphos (Dourados) e Maracajuense (Maracaju). “Sou professor das três escolas e assumi junto à coordenação o espaço de eventos relacionados à educação. Essa rede tem como diferencial a preocupação de apresentar as universidades e seus cursos de antemão aos estudantes de ensino médio, para que eles cheguem ao terceiro ano (vésperas do vestibular) em condições de fazer a escolha mais correta.” 

O professor de física das escolas sul-mato-grossenses  recorda que ele próprio, nos tempos de universitário, participou de congressos e cursos na Unicamp. “Adoramos  esta iniciativa. Já estivemos na UPA em 2011 e 2013 e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Temos alunos que participaram do evento no passado e se inscreveram novamente, agora para conhecer outros cursos e tomar uma decisão mais segura para o vestibular.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade e também da UPA, afirma que sua expectativa é de que o evento cresça ainda mais, à medida que ele vai se consolidando como uma referência para as escolas e os estudantes do ensino médio. “Procuramos divulgar a UPA 2014 com bastante antecedência, a fim de que as escolas consigam planejar melhor a visita à Unicamp. Na edição de 2013, tivemos metade de inscritos de escolas públicas e outra metade de escolas particulares.” 

O slogan da edição anterior, “Compartilhando Saberes”, foi mantido por traduzir a essência da UPA. As palestras terão tradução para a língua brasileira de sinais (libras). Os locais da programação cultural serão ampliados, com apresentações no estacionamento atrás da Biblioteca Central "Cesar Lattes" e na frente do Centro de Convenções. Serão empregadas diferentes formas de comunicação visual para chamar a atenção dos visitantes, como painéis contendo localizações e também um aplicativo para smarthphone, que encontrou uma boa aceitação em 2013. 

Como nas últimas edições, a Revista da UPA será produzida eletronicamente pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom), órgão ligado ao Gabinete do Reitor. A publicação vai mostrar aos visitantes como é o funcionamento da Universidade e os programas oferecidos aos estudantes para ingresso na instituição, bem como os programas de fomento à pesquisa. No dia do evento todos receberão um caderno com um resumo da programação, unidade por unidade. A programação geral da UPA ficará centralizada no Centro de Convenções e no Pavilhão Básico (PB). Já a programação específica ficará a cargo das unidades. Haverá palestras, apresentações, demonstrações e visita guiada, entre outras atividades. A operação deve envolver o apoio de mais de 2 mil pessoas, sem contar os monitores das faculdades e institutos.