Engenharia Mecânica recebe inscrições
para curso de controladores PID industriais

29/07/2014 - 12:56

O curso de extensão “Controladores PID industriais: teoria, sintonia e prática” será ministrado pelo professor Ely Paiva, docente do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, de 6 de setembro a 25 de outubro. Com carga horária de 32 horas, ele ocorrerá em oito sábados, das 9 às 13 horas, nas dependências da FEM. As inscrições devem ser feitas até 28 de agosto, na página eletrônica. Podem se inscrever formados em curso superior de Engenharia ou Tecnologia.

Apresentar os fundamentos da modelagem simplificada de processos industriais típicos e as técnicas de sintonia de controladores PID (Proporcional-Integral-Derivativo) estão entre os objetivos do curso.

O PID, que foi criado em 1922 para controlar a orientação de navios, ainda é o controlador mais utilizado na indústria mundial. Ele responde por mais de 90% de todas as aplicações de controle industrial.

Ely Paiva é professor do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1990 e doutor em Automação Industrial pela Engenharia Elétrica (FEE) da Unicamp. É colaborador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), onde foi engenheiro pesquisador por 13 anos. É membro da ISA (Sociedade de Instrumentação e Automação) de São Paulo. Foi corresponsável, junto com a equipe do CTI, pelo primeiro voo autônomo de um dirigível robótico do mundo (e primeiro VANT do Brasil), ocasião em que foi utilizado um controlador de direção PID. Suas principais áreas de trabalho são Automação Industrial, Controle de Processos, Robótica Móvel, e Modelagem e Identificação de Sistemas Dinâmicos.

Mais detalhes sobre o curso no link, telefone 19-3521-3159 ou e-mail