Evento debate saúde mental
e 30 anos da Cipa Unicamp

28/07/2014 - 16:08

/
Paulo Montagner durante abertura

Paulo Montagner durante abertura

Rosângela Martinhago, presidente da Cipa

Rosângela Martinhago, presidente da Cipa

Público acompanha evento

Público acompanha evento

Homenagem a cipeiro José Salomão

Homenagem a cipeiro José Salomão

A saúde mental e os avanços relacionados à prevenção de acidentes nos últimos 30 anos na Unicamp dominaram os debates em torno da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento, que prossegue até quinta-feira (31), é realizado conjuntamente pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidente (Cipas) da Universidade, Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e Ambulatório Médico de Especialidades (Ames) de Limeira e Piracicaba. A abertura aconteceu na manhã de segunda-feira (28) no Centro de Convenções da Unicamp. 

“Se, inicialmente, a Cipa da Unicamp representava uma relação do homem com a máquina, daquilo que podia gerar acidentes de trabalho, hoje os temas são muito dinâmicos e há uma preocupação atual com a questão da saúde mental, um assunto muito valioso para todos nós trabalhadores”, expressou o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner. Na oportunidade, ele salientou a importância da formação de Comissões de Prevenção de Acidentes autônomas na Unicamp e da qualidade e relevância de suas ações.

A presidente da Cipa central da Unicamp, Rosângela Maria Galante Martinhago, revelou que, atualmente, um dos desafios da comissão é implementar mapas de riscos em todas as unidades da Unicamp. “A ideia é que estes mapas antecipem eventuais fatores que possam trazer ameaças à saúde do trabalhador. Para isso já ministramos um treinamento aos cipeiros. Inclusive umas das palestras da tarde será exatamente sobre este tema.”

“Além destas ações especificas, estamos participando de atividades de educação ambiental articulada com várias entidades do campus. O objetivo é construir uma trajetória sustentável na Unicamp. Realizamos ainda campanhas de combate à dengue, de saúde mental, entre outras. A Cipas da Unicamp são muito dinâmicas e os cipeiros estão se qualificando cada vez mais para proporcionar intervenções adequadas em seus ambientes de trabalho”, acrescentou. 

Na programação do dia houve a exibição de um vídeo sobre os 30 anos da Cipa, homenagens a cipeiros e palestras sobre saúde mental e trabalho, além de apresentação cultural com o coral Zíper na Boca. Outras atividades ao longo da semana serão realizadas no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC), auditório do Instituto de Química e faculdades de Ciências Aplicadas (FCA) e Odontologia de Piracicaba (FOP), em Limeira (veja a programação completa na página). Participaram da abertura do evento, cipeiros, demais funcionários, pesquisadores e alunos, além de representantes da administração central, órgãos e unidades da Unicamp. 

Comentários

Parabéns , pela semana.
Temas abordados que vem deflagrando grandes reflexões para a comunidade presente.
Parabéns aos organizadores.
Em especial a Rosângela que não mediu esforços para a realização deste esvento.

Email: 
janainaf@unicamp.br