Neurocirurgião da FCM ganha prêmio internacional e fala sobre mitos e verdades da coluna

Andrei Fernandes Joaquim, neurocirurgião do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ganhou o prêmio "2014 SRS Global Outreach Visiting Fellowship". O prêmio é concedido pela Scoliosis Research Society (SRS) dos Estados Unidos para médicos envolvidos na formação de cirurgiões de coluna em países em desenvolvimento. Andrei passará algumas semanas na Universidade da Califórnia, um dos melhores centros de cirurgia da coluna da atualidade. “O prêmio é dado após análise de currículo e por indicação dos membros da SRS”, disse Andrei.

O neurocirurgião da Unicamp é responsável pela realização da primeira cirurgia de coluna auxiliada por neuronavegação no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp em 2012 e por participar, juntamente com a equipe da divisão de neurocirurgia funcional do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, da cirurgia para o tratamento da doença de Parkinson.

Mitos e verdades sobre as doenças de coluna

Segundo o neurocirurgião da Unicamp, a grande maioria dos problemas na coluna vertebral da população está relacionado ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade, má postura, uso inadequado de calçado, excesso de peso ao carregar bolsas e mochilas e falta de condicionamento físico.

Em alguns casos, como em doenças degenerativas graves ou tumores com compressão da medula, sintomas como déficits neurológicos, alterações urinárias, dificuldade de movimentação do braço e de caminhar, emagrecimento e perda de peso são de sinais de alerta de maior gravidade e devem ser avaliados com urgência.

“Uma atividade física leve, frequente e bem orientada é benéfica do ponto de vista cardíaco, pulmonar e osteoarticular. Um bom clínico-geral é capaz de diagnosticar e tratar a grande maioria das lombalgias, principalmente as agudas. Casos de dores persistentes devem ser avaliados por ortopedistas ou neurocirurgiões especialistas em coluna”, explicou.

Ao fazer uma caminhada, Andrei orienta a usar um bom tênis adequado para esporte, ao invés de sapatos ou chinelos. Um calçado inadequado pode causar dor nas costas, assim como permanecer muito tempo sentado numa mesma posição. Ao dormir, um colchão de densidade moderada é o mais indicado, mantendo o alinhamento da coluna. No inverno, é comum o aumento de queixas de dores musculares, principalmente após treinamento físico.

“Nos extremos, como um colchão muito duro, você não adapta a coluna ao colchão e isso pode causar dores musculares. Oriento todos os pacientes a evitar choque térmico, como sair de aulas de natação em uma piscina aquecida e se expor ao frio. Alguns pacientes relatam piora das dores na coluna nesse período de baixa temperatura. Pessoalmente, acredito no conselho da vovó para não ‘pegar friagem no inverno’, disse Andrei, brincando.