Temas contemporâneos atraem futuros
cientistas para escolas de inverno do IFGW

21/07/2014 - 16:12

/
Grande público para escolas de inverno

Grande público para escolas de inverno

O organizador, Eduardo Granado

O organizador, Eduardo Granado

Antônio Santos veio do Maranhão

Antônio Santos veio do Maranhão

Bárbara, de Santa Maria: expectativa

Bárbara, de Santa Maria: expectativa

O diretor do IFGW Newton Frateschi

O diretor do IFGW Newton Frateschi

A possibilidade de fazer uma imersão durante dez dias em temas contemporâneos de física trouxe à Unicamp cerca de 150 graduandos e pós-graduandos de diversas universidades do país. Eles participam, entre hoje (21) e 1 de agosto, das escolas de inverno promovidas pelo Instituto de Física  "Gleb Wataghin” (IFGW). São três no total: A física de partículas do novo século; Nanodispositivos, materiais nanoestruturados e aplicações; e Óptica moderna e fotônica. Especialistas de reconhecimento mundial participam como professores convidados.

“É o segundo ano que promovemos estas escolas. São disciplinas de inverno do calendário de graduação do IFGW, só que abrimos para graduandos e pós-graduandos de todo o Brasil. Estes cursos são voltados para alunos do final da graduação e da pós-graduação. São sempre temas muito interessantes e contemporâneos. A física de partículas do novo século, por exemplo, é uma área de pesquisa que rendeu o Nobel de 2013, com a descoberta do Bóson de Higgs, uma das pedras fundamentais da física”, explica o organizador do evento, o docente Eduardo Granado Monteiro da Silva. 

Recém-chegados a Campinas, Antônio Santos do Carmo e Bárbara Conrad vieram de distantes e diferentes regiões do país, exclusivamente para participar das escolas de inverno do IFGW. “Eu tenho alguns colegas que vieram no ano anterior, portanto, as recomendações são as melhores possíveis. Por isso, resolvi sair de Imperatriz, no Maranhão, para participar do curso. Tem também o fato do meu interesse pelo mestrado aqui na Unicamp”, revela Antônio Santos do Carmo, que cursa a graduação em física na Universidade Federal do Maranhão. 

“Eu cheguei ontem a Campinas. Vim do sul, faço física na Universidade Federal de Santa Maria. Vou participar da escola de física de partículas. As expectativas não poderiam ser melhores. Estou indo para a área experimental e acho que a escola de inverno da Unicamp contribuirá muito com a minha formação, até porque estou trabalhando com física nuclear experimental. Além disso, o curso poderá influenciar a minha entrada num mestrado e até mesmo a escolha da universidade no futuro”, reconhece Bárbara. 

Na opinião do diretor do IFGW, o professor Newton Cesário Frateschi, as escolas são importantes para a formação de novos pesquisadores no país. Além disso, conforme o docente, os cursos incrementam, em certa medida, a própria pós-graduação do Instituto de Física e a pesquisa brasileira.  

“O nosso Instituto de Física é um dos poucos em que a maioria da pesquisa é mais experimental do que teórica. Isso o diferencia muito das demais escolas brasileiras e acaba atraindo este número grande de alunos e pesquisadores. Esta formação é muito relevante neste sentido. Além disso, os participantes de fora que estão aqui conhecem melhor o que fazemos em termos de pesquisa. E quanto mais graduandos e pós-graduandos conhecerem a Unicamp, mais se interessam pela nossa pesquisa e melhor será a nossa seleção para o mestrado e doutorado, por exemplo. Consequentemente formaremos melhores cientistas e produziremos pesquisa de ponta”, afirma.

As escolas de inverno do IFGW acontecem no Ciclo Básico II. Confira a seguir a ementa dos três cursos. Outras informações poderão ser obtidas no site do evento. 

A física de partículas do novo século
A escola reunirá pesquisadores em física de partículas teórica e experimental, astropartículas e cosmologia. O foco são os recentes resultados obtidos pelo LHC (Large Hadron Collider), como por exemplo, a descoberta do Higgs, buscas diretas e indiretas de matéria escura e a física de neutrinos. Além disso, será proporcionado aos estudantes os ingredientes necessários para um entendimento profundo do Modelo Padrão das físicas de partículas elementares. 

Nanodispositivos, materiais nanoestruturados e aplicações
Nesta escola serão abordados aspectos avançados sobre nanodispositivos, materiais nano estruturados e suas aplicações. Estes aspectos serão explorados através de minicursos e seminários de pesquisa que tratarão dos princípios físicos, aplicações e técnicas de fabricação, síntese, e simulação, assim como medidas e caracterização de nanodispositivos e materiais nanoestruturados. Além das aulas, o programa terá visitas guiadas aos laboratórios de pesquisa da Unicamp e institutos de pesquisa presentes na região. 

Óptica Moderna e fotônica
Serão apresentados o futuro em ciência e aplicações em óptica e fotônica. Confinamento e guiamento de luz, cristais fotônicos, óptica não linear em estruturas avançadas, dispositivos de fotônica, fotônica de grafeno, células solares, aprisionamento e resfriamento de átomos, biofotônica, comunicações ópticas, óptica quântica e outros.