Química recebe acreditação
da Royal Society of Chemistry

21/07/2014 - 16:30

O curso de Química da Unicamp (diurno e noturno), reconhecido como um dos melhores da América Latina, acaba de receber o certificado de acreditação da Royal Society of Chemistry (RSC), maior organização da Europa de apoio às ciências químicas. O curso da Unicamp é o primeiro entre as universidades estaduais paulistas a obter tal certificação. “Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento internacional. Sem dúvida, será mais um diferencial importante que ofereceremos aos nossos estudantes de graduação”, afirmou o diretor do Instituto de Química (IQ), professor Lauro Kubota.

De acordo com ele, o processo de acreditação vinha tramitando há vários meses. Além de analisar diversos documentos encaminhados pelo IQ, a RSC também enviou representantes à unidade de ensino e pesquisa para conhecer a infraestrutura do curso e entrevistar alunos e professores. “A entidade analisa diversos parâmetros antes de conceder a acreditação, entre eles a grade curricular do curso”, explicou a coordenadora de Graduação do Instituto, professora Regina Buffon.

O diretor associado do IQ, professor Carlos Ramos, destacou que além de funcionar como uma importante avaliação externa da qualidade do curso oferecido pela Unicamp, o certificado de acreditação também abre portas para que os estudantes da Universidade participem de estágios e intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa europeias ou, ao final da formação, ingressem no mercado de trabalho da Europa, sem a necessidade de validar o diploma obtido no Brasil. “Esse aspecto sem dúvida pode impulsionar a futura carreira de nossos alunos”, considerou.

Conforme a professora Regina Buffon, o certificado de acreditação precisa ser renovado depois de dado tempo. “Nesse caso, o processo de avaliação tem que ser repetido integralmente”, explicou. O diretor do IQ disse que esse cuidado é importante porque o ensino é dinâmico. “Apesar de o nosso curso ser muito bem avaliado em todos os aspectos, sempre há espaço para aperfeiçoamento. O nosso currículo, por exemplo, deve sofrer mudanças, no sentido de torná-lo um pouco mais enxuto”, adiantou Kubota.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Luís Alberto Magna, também ressaltou a importância da acreditação conferida pela RSC ao curso de Química. “Trata-se de uma das mais antigas e tradicionais sociedades científicas do mundo e a certificação por ela conferida ao curso de graduação do IQ é o reconhecimento do altíssimo nível de excelência do corpo docente desse curso e da qualidade dos alunos nele formados”, considerou.