Unicamp perde
Rubem Alves

19/07/2014 - 15:56

O filósofo, escritor, psicanalista e educador Rubem Alves, professor emérito da Unicamp, faleceu no final da manhã deste sábado (19). Ele estava internado no hospital Centro Médico em função de  insuficiência respiratória. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Campinas e cremado em Guarulhos, no domingo (20). Rubem Alves era docente aposentado do Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Recebeu em 1995 o título de professor emérito pela Universidade, distinção concedida a docentes que prestaram relevantes serviços à ciência e à instituição. A Unicamp decretou nesta segunda-feira, dia 21, luto oficial por três dias em razão do falecimento do escritor e Professor Emérito Rubem Alves.

Rubem Alves tinha um grande número de publicações, entre crônicas, ensaios, contos e livros. Religião, educação, questões da existência estavam entre os temais mais frequentes em suas obras, muitas voltadas para crianças. Seus livros foram traduzidos para várias línguas, como o inglês, o francês, o italiano, o espanhol, o romeno e o alemão. Sua produção literária e acadêmica foi alvo de várias teses, dissertações e monografias.

Era bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, mestre em teologia e doutor em filosofia pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA). Além da Faculdade de Educação da Unicamp, Rubem Alves lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras (MG), no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp de Rio Claro. Era mineiro de Boa Esperança.

RTV apresenta bate-papo poéticoentre Rubem Alves e Adelia Prado

A RTV Unicamp reapresenta o vídeo: "Poesia - 'bate-papo' entre Rubem Alves e Adélia Prado". Nesse encontro, gravado em novembro de 1990, o educador e escritor Rubem Alves conversa com a poetisa mineira Adelia Prado sobre literatura, silêncio poético,prosa, licença poética, emoção, produção literária, arte e neurose. Segundo Rubem Alves, “A beleza da poesia não tem a ver com aquilo que está acontecendo no momento, mas tem a ver com aquilo que acontece sempre na alma da gente. Quando a gente vê a poesia, a gente volta às origens da própria alma, do próprio corpo. Com a poesia a gente está lidando com a verdade da gente”, afirma. Vale a pena conferir esse bate-papo, verdadeira aula de poesia. Veja o link.

Mais sobre Rubem Alves

TV Unicamp