Newton Frateschi assume a

Daniel Pereira deixa o cargo. Ao lado, Luis Araújo

Tadeu Jorge cumprimenta Frateschi

Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (15), o professor Newton Frateschi foi empossado o novo diretor do Instituto de Física "Gleb Wataghin", um dos institutos que mais conferem prestígio à Unicamp. Sua incumbência será liderar a unidade no quadriênio 2014-2018, ao lado do professor Luis Eduardo Evangelista de Araújo. Newton substitui o professor Daniel Pereira, que já foi pró-reitor de Pesquisa da Unicamp e esteve à frente do IFGW por dois mandatos, e de quem Newton foi diretor-associado na última gestão. A solenidade aconteceu no anfiteatro da unidade. Vídeo

Estiveram presentes na transferência de cargo o reitor da Unicamp José Tadeu Jorge, o diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) Carlos Henrique de Brito Cruz e os pró-reitores Gláucia Maria Pastore (Pesquisa), Luis Alberto Magna (Graduação) e João Frederico de Azevedo Meyer (Extensão e Assuntos Comunitários), além de professores, alunos, funcionários, convidados e familiares.

Ao fazer seu último pronunciamento como diretor do IFGW, o professor Daniel Pereira foi sucinto. Falou do privilégio de dirigir o instituto em momentos de muitas transformações na comunidade universitária. Em suas palavras, as ameaças foram transformadas em grandes oportunidades para fazer a unidade avançar. O ex-diretor elogiou Newton Frateschi que, em sua opinião, terá totais condições de exercer essa função. "Com certeza o IFGW estará melhor daqui a quatro anos do que hoje."

Tendo assinado o termo de compromisso e posse, o novo diretor agradeceu o apoio à sua candidatura. "Sinto-me e honrado e feliz. Não serão medidos esforços para corresponder à confiança de todos”, comprometeu-se. “Devemos construir um instituto harmônico e democrático.”

Newton manifestou admiração pelo seu antecessor, salientando principalmente o seu caráter ético e a sua importante visão administrativa. Lembrou que veio de uma gestão de sucesso e que, por isso, haverá maior responsabilidade de sua parte, além do dinamismo que o cargo necessita. Serão parte dos pilares de seu projeto o investimento na graduação, na pós-graduação e na extensão. “Vamos investir no ensino, mas vamos evitar a compartimentalização; dar atenção à licenciatura para a formação dos professores; e investir na engenharia física e na geofísica para o desenvolvimento do país, entre outras missões.”

Frateschi comentou que pretende ampliar a pesquisa, a qualidade do ensino, melhorar a infraestrutura local e fazer parcerias na extensão. Relembrou que o seu instituto sempre deu valor à inovação, característica que deve ser retomada, e buscar atrair a excelência em tudo o que fizer. Sob o ponto de vista administrativo, reputa que o instituto tem muito a evoluir e que envidará esforços para evitar a burocracia.

O novo diretor deve ter como foco de sua gestão os recursos humanos e dar suporte aos anseios dos funcionários. “Afinal, o que temos de mais valioso são as pessoas, docentes e não docentes”, garantiu. Pontuou que também deve investir em obras nos próximos anos, para criar um ambiente frutífero. “Há muitos desafios pela frente, mas será uma grande oportunidade de melhorar a pesquisa, o ensino e a extensão", finalizou.

Brito Cruz, ex-reitor da Unicamp na gestão 2002-2005, cumprimentou o novo e o ex-diretor do IFGW, instituto do qual também foi dirigente. Fez elogios à gestão de ambos. "Vejo que Newton dedica-se não somente aos grandes problemas. Também aos pequenos. É uma pessoa determinada e dinâmica", expôs. Recordou que o IFGW tem um papel muito destacado na Unicamp, pela sua muita tradição na pesquisa aplicada e no ensino de graduação e pós-graduação. "O nosso instituto contribui com debates e decisões da Universidade e do país. A Fapesp dará seu total apoio aos projetos dessa unidade", frisou.

Com a palavra, o reitor Tadeu Jorge saudou à plateia. Começou dizendo que Daniel Pereira foi muito contido e modesto ao optar por não relatar os feitos desses quatro anos. "O relatório que recebi dessa unidade é denso, significativo em termos de avanços e reflete a dedicação administrativa de Daniel. Ele conseguiu aliar isso de modo muito peculiar ao seu perfil acadêmico: é um dos defensores de uma gestão que reconhece o mérito. Além disso, foi capaz de sintonizar o administrativo e o acadêmico."

Uma das contribuições de Daniel Pereira, acredita, foi o Planejamento Estratégico (Planes) desde o começo. "O IFGW foi uma das raras unidades que criou ligações do Planes com a contratação de docentes e funcionários. Em geral, esse planejamento tem sido adotado como algo operacional. O IFGW foi um pouco além e utilizou-o em sua plenitude, rumo às atividades-fim", afirmou.

O reitor trouxe palavras de estímulo a Newton Frateschi e falou da grande responsabildiade desse cargo. "Certamente a sua experiência como diretor-associado deve ajudar nesse compromisso de avançar ainda mais em termos de qualificação. Newton, o seu pronunciamento nos deixa muito tranquilos, visto que tem o conceito de base sobre o qual está assentada a Unicamp: os recursos humanos, a formação de qualidade e o preparo para o exercício profissional. Isso ficou transparente o tempo todo no seu discurso. Conte com o nosso apoio. Avançando o IFGW, a Unicamp também avança. Boa sorte", desejou Tadeu Jorge.

Direção
Newton Frateschi possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Engenharia Elétrica - University of Southern California (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica - University of Southern California (1993). Foi diretor do Centro de Componentes Semicondutores de 2005 a 2010. É professor MS-5. Sua área de atuação é Física e Engenharia Elétrica, com ênfase em materiais e componentes semicondutores.