RTV produz entrevista
sobre arquitetura digital

03/07/2014 - 09:22

Entre os dias 27 de maio e 6 de junho,  pesquisadores do Laboratory of Automation and Prototyping for Architecture and Construction (LAPAC), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, receberam o empresário alemão Arnold Walz. Conduzido pela docente Gabriela Celani e com apoio da Fapesp e da Unicamp, ele participou de discussões com estudantes de mestrado e doutorado na área de automação em arquitetura. O arquiteto, que administra a empresa designtoproduction, também se reuniu com o coordenador do curso de Arquitetura, Evandro Zigiatti Monteiro, para sugerir possíveis avanços acadêmicos na área, indo além de disciplinas que abordem a informática aplicada ao projeto e o domínio dos softwares pelos alunos. “O mercado precisa de arquitetos criativos e inovadores, isto é, que já pensem os processos de forma integrada aos conceitos digitais”, analisa Arnold.

De acordo com a professora Gabriela Celani, Walz deve continuar a cooperação com o Brasil quanto ao desenvolvimento da arquitetura digital. “Vamos inseri-lo em algumas aulas por meio de videoconferências, além de garantir a possibilidade de estudantes em intercâmbio na Europa adquirirem experiências práticas na área”, explica.  A docente ainda destaca a importância de se ampliar o diálogo entre arquitetos e a indústria de alta tecnologia no Brasil, “o que demanda maior qualidade nos processos e, consequentemente, no ensino e pesquisa em arquitetura”, afirma.

Entre os resultados da visita internacional, também estão uma entrevista com Walz ao Portal Vitruvius, referência de conteúdo on line na área, e um programa especial produzido pela RTV Unicamp sobre “Arquitetura Digital”. Neste último, gravado em estúdio, também estiveram presentes Gabriela Celani, Carlos  Moyses, da empresa Oxipress (Campinas) de corte a plasma, e a professora Anne Beaurecueil, da Architecture Association de Londres, que já havia participado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp por meio do programa Professora Especialista Visitante em Graduação, da PRG (Pró-Reitoria de Graduação), em 2012, e segue colaborando com produções acadêmicas do LAPAC.