Cole comemora avanços
na leitura em 19 edições

03/07/2014 - 11:07

Antônio Carlos Amorim, organizador do Cole

O Congresso de Leitura do Brasil (Cole), promovido pela Faculdade de Educação (FE) e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), se renova a cada dois anos com a proposta de discutir temas atuais com um público que foi cativado ao longo de 19 edições. Prova disso é que neste ano mais de 2.500 pessoas são esperadas para o evento, que inicia no dia 22 de julho no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, às 9h30. Em 2012, participaram um pouco mais de dois mil participantes. As inscrições, no site do Cole, terminam no dia 11 de julho. Conheça a programação.

O tema de 2014 é Leituras sem Margens, com a ideia de trabalhar com a margem da palavra. É o que revela o coordenador do Cole, professor Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, já em sua segunda gestão na presidência da ALB. Segundo ele, a apresentação do congresso é uma brincadeira com o conceito de marginal: como a leitura poderia ser abordada sem uma delimitação precisa e como ela é transformada pelas práticas sociais. A Terceira Margem do Rio, em Guimarães Rosa, replicada por Caetano Veloso e Milton Nascimento, será lembrada durante o encontro rumo à palavra fora da palavra.

O Cole, conta ele, é mais centrado na leitura da palavra escrita. Assim sendo, deve congregar no mesmo espaço livros e escritores. "Desde a 18ª edição, pensamos em articular a leitura com as artes, não somente com a literatura. Então nesse ano vamos trabalhar com sonoridades, performances, iconografia, imagens", amplia. "Outra ideia é que vemos no Cole uma possibilidade de que ele se constitua um fórum privilegiado de leitura. Queremos criar um sentido público, amplo, não somente para as pessoas que vêm comprar livros, mas também para as que têm práticas de leitura desconhecidas."

A programação, rica em atividades, incluirá feira de livros, conversas com autores, oficinas, exposições, ciclo de cinema, lançamento de livros, entre outras. A feira de livros está sendo organizada pela Editora da Unicamp. Já a Feira Literária não envolve apenas a comercialização de livros. Contará ainda com shows e performances no Sesi, no Sesc e no GMU.

A abertura da Feira acontece no Ginásio Mutidisciplinar da Unicamp no dia 21 de julho, um dia antes da abertura oficial do Cole. Essa feira é gratuita. “Além de livros com bons preços, haverá troca de livros. Inclusive algumas editoras que participarão da iniciativa trarão autores de livros para uma sessão de autógrafos, mas ainda não se sabe ao certo os nomes daqueles que prestigiarão o evento. A Feira contará com a apresentação do cartunista Laerte no dia 22, às 17h30, e da escritora Marina Colasanti no dia 24, às 16h30. Também haverá a presença de autores que foram premiados no renomado Prêmio Jabuti, momento em que o público poderá interagir com eles.

A Coleção de Livros Hilário Fracalanza, professor da FE que faleceu em 2009, será ampliada. E a Coleção dos 30 anos do Texto na Sala de Aula, organizada pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) João Wanderley Geraldi, terá uma sessão especial com a presença de estudiosos da área com a finalidade de avaliar os impactos desa obra desde o seu lançamento, na década de 1980. Também está sendo preparado um material escrito contendo uma síntese dos 19 Coles, com uso do recurso da iconografia. Será distribuído aos participantes do evento e foi organizado pela professora da FE Lilian Lopes Martins da Silva e colaboradores. Os participantes receberão ainda a Revista Ponto, com reportagem sobre a ALB e os Cole.

Uma novidade é que neste ano, no centro de Campinas, serão feitas intervenções de poesia envolvendo a população no período matutino. Participam alunos de graduação e professores do Núcleo de Leitura Fabulografias ALB, que foi criado num contexto do Movimento por um Brasil Literário. As ações serão coordenadas por esse grupo e terá a colaboração de voluntários. Serão ao todo 20 ações.

Nesta edição serão quatro dias de Cole, sendo que o último dia será dedicado totalmente à mostra de 50 minicursos. Estão previstas ainda várias palestras, entre elas a do escritor da periferia de São Paulo Alan de Rosa e do cientista político Carlos Rodrigues Brandão. O público-alvo do evento são professores universitários e da rede pública e privada, alunos de pós-graduação e interessados.

Haverá um seminário sobre perspectivas da Leitura no Brasil. Em 2012, dados de Retratos da Leitura no Brasil, mostraram que aumentou o número de leitores no país, mas houve um descréscimo na quantidade de livros lidos. “Pretendemos saber como interferir nessa realidade e como interpretá-la. Não sabemos se esse resultado está associado apenas a livros, já que temos leitores pela Internet. Outra coisa: no Nordeste aumentou o número de leitores, mas que tipo de prática tem sido encorajada? Não sabemos. Apesar disso, os números são importantes porque fornecem um panorama da leitura”, salienta Amorim.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tornou-se uma referência em termos do comportamento leitor no país, desde o seu lançamento em 2001. Seus resultados foram amplamente divulgados e orientaram estudos, projetos e a implantação de políticas publicas do livro e leitura no país. A Retratos da Leitura tem contribuído também para fomentar o debate e subsidiar a mídia especializada, que ampliou espaços para apresentar o tema à sociedade brasileira, possibilitando que a leitura seja mais valorizada no imaginário coletivo. 

Apoio
A Agência para a Formação Profissional da Universidade (AFPU) realizou uma parceria com o Cole e por isso estará subsidiando 84 inscrições para os profissionais da Unicamp e da Funcamp que queiram participar do evento. Para obter o apoio da Agência, é necessário preencher a “Solicitação de Auxílio para Participação em Evento Nacional”, coletar as assinaturas e enviar para a secretária da AFPU até 10 de julho. Para mais informações sobre a forma de solicitação, entre no link da AFPU.

 

 

 

 

Comentários

Esse congresso ém referencial de vanguarda para educação e cultura não só no Estado de São Paulo mas do Brasil, grata! Abraços, Roselma Arcanjo.

Email: 
arcanjo8roselma@hotmail.com