Unicamp sobe no ranking dos BRICS

18/06/2014 - 10:32

A Unicamp é a nona melhor instituição de ensino superior dos BRICS – bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – de acordo com o mais recente ranking da organização Quacquarelli Symonds (QS). Aparece empatada, nessa posição, com a Universidade da Cidade do Cabo, da África do Sul. No ranking dos BRICS de 2013, a Unicamp aparecia em décimo lugar e a instituição sul-africana, em décimo-primeiro.

A universidade brasileira mais bem posicionada no ranking QS-BRICS é a USP, no sétimo lugar, também ganhando uma posição – em 2013, a Universidade de São Paulo era a oitava colocada. O ranking QS-BRICS é dominado por universidades chinesas: seis das dez mais bem colocadas são do país asiático. A primeira colocada é a Universidade Tsinghua, em Pequim.

Com USP e Unicamp, o Brasil é o segundo país com mais representantes no topo do ranking, seguido por Rússia e África do Sul, com uma universidade cada. A terceira instituição brasileira mais bem colocada é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na vigésima-primeira posição.