Futebol: entre
a arte e a ciência

12/06/2014 - 10:03

Já está disponível, pelo portal Cameraweb do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), mais um programa inédito da série Palavras Cruzadas, produzido pela Rádio e Televisão Unicamp (RTV). O tema deste programa é “Futebol: Entre a Arte e a Ciência”. Ao longo dos últimos anos, vários trabalhos acadêmicos que visam o aperfeiçoamento dos jogadores de futebol profissional já foram publicados. Entre os objetivos está o de buscar critérios científicos para melhorar não só a qualidade como também a postura em campo. A busca, na verdade, é por jogadores mais inteligentes e menos malabaristas. Além da arte com a bola nos pés, é fundamental ter visão estratégica de jogo.

Para esse programa Marcus Vinicius Ozores conversou com Sérgio Augusto Cunha, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e especialista em métodos de análise biomecânica e também com Alcides José Scaglia, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), do campus de Limeira.

Palavras Cruzadas também é transmitido pelo Canal 10 da Net, em horários alternados durante a semana, e também pelo Canal da RTV Unicamp no Youtube. Consulte a programação no site www.rtv.unicamp.br.