UPA publica site. Evento
será em 30 de agosto

06/06/2014 - 16:14

Jovens de Campinas e de vários Estados brasileiros interessados em sua formação acadêmica estão convidados a participar do tradicional evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que neste ano acontece num único dia – 30 de agosto – no campus da Unicamp em Campinas, onde são aguardados 50 mil estudantes, que visitarão as faculdades e institutos da Universidade para conhecer de perto o cotidiano de uma das melhores universidades do país. As informações preliminares sobre a UPA já estão disponíveis no seu site, que acaba de ser publicado. Segundo o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, as inscrições começarão a ser feitas eletronicamente pelas escolas a partir de 17 de junho.

Crósta, que também é o coordenador-geral da UPA, falou sobre a expectativa de crescimento do evento. “Esperamos que ele se expanda sempre, e temos observado que isso tem acontecido ano a ano. Que o evento cresça ainda mais, tornando-se referencial para as escolas e os estudantes do ensino médio”, afirmou. Para se ter uma ideia, no ano passado, a Unicamp recebeu a visita de 50 mil jovens. No ano anterior, foram 37 mil. Então aumentou um terço o número de visitantes que passaram pelo evento. “A nossa expectativa é que haja êxito ainda maior”, disse.

Com a divulgação do site nesse momento, os alunos do ensino médio terão um primeiro contato com a programação. “Estamos divulgando com bastante antecedência, para que as escolas consigam planejar a visita à Unicamp”, salientou. “No ano anterior, tivemos metade de inscritos de escolas públicas e outra metade de escolas particulares.”

Preparativos
A menos de três meses do evento, a Unicamp está se debruçando sobre várias demandas, entre elas o fluxo de veículos e questões de trânsito, que é um pouco mais trabalhoso nos horários de entrada e de saída dos visitantes. Nesse sentido, a Universidade sempre faz importantes articulações com órgãos externos, com as concessionárias das rodovias, com a Prefeitura Municipal e com a Emdec. Há ainda a questão do estacionamento, dentro e fora do campus. “Na edição anterior, tivemos que utilizar a Avenida Guilherme Campos, que passa defronte ao Dom Pedro Shopping, para permitir o estacionamento dos ônibus”, relembrou.

Outra coisa: o slogan do evento – Compartilhando Saberes – foi definido no ano passado e será o mesmo, já que traduz a essência dessa atividade. As palestras terão tradutor de língua brasileira de sinais (Libras), para os que necessitarem. Os locais da programação cultural serão ampliados. As apresentações serão no estacionamento que fica atrás da Biblioteca Central "Cesar Lattes" e na frente do Centro de Convenções.

A programação da UPA 2014 está sendo feita parte pelas unidades e parte pela organização do evento. O professor Alvaro Crósta informou que serão empregadas, para isso, diferentes formas de comunicação visual para chamar a atenção dos visitantes, como painéis contendo localizações e aplicativo para smarthphone, que encontrou uma boa aceitação em 2013.

Como nas últimas edições, a Revista da UPA será produzida eletronicamente pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom), órgão ligado ao Gabinete do Reitor. A publicação deve mostrar aos visitantes como é o funcionamento da Universidade e os programas oferecidos aos estudantes para ingresso na instituição, além de lhes apresentar os programas de fomento à pesquisa. No dia do evento, todos receberão um caderno de resumo da programação, unidade por unidade.

A programação geral da UPA ficará centralizada no Centro de Convenções e no Pavilhão Básico (PB). Já a programação específica ficará a cargo das unidades. Haverá palestras, apresentações, demonstrações e visita guiada, entre outras atividades. A operação deve envolver o apoio de mais de 2 mil pessoas, sem contar os monitores das unidades, comentou José Reinaldo Braga, coordenador-executivo da UPA.

O professor Alvaro Crósta acredita que o evento será muito bem-sucedido e atrairá muitos jovens da rede pública. "Agora mudamos a bonificação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (Paais), favorecendo os estudantes de escolas públicas no nosso Vestibular. É, portanto, do nosso maior interesse divulgar a Unicamp e os nossos cursos para esse público. É que esses jovens terão mais chances de ingresso no Vestibular com essa nova bonificação, que entrou em vigor nesse ano", recordou.