Unicamp encapsula carta de intenções
para ações de sustentabilidade até 2024

06/06/2014 - 10:20

Plantio de pau-brasil e entrega de carta de intenções
Uma carta de intenções pensando numa universidade sustentável foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (6) por um grupo de funcionários da Unicamp, da Comissão da Semana do Meio Ambiente, ao coordenador-geral da Universidade professor Alvaro Crósta, que terá a missão de encaminhar uma cópia pessoalmente ao reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. O evento aconteceu na Praça da Paz, no fechamento do evento iniciado na segunda-feira (2). Esse documento, que envolveu funcionários, alunos e professores, teve o objetivo de construir sonhos e ações sustentáveis para a Universidade nos próximos cinco, dez e 15 anos.

O conteúdo foi elaborado na última terça-feira (3) com a participação da professora Rachel Cavalcanti Stefanuto, a qual facilitou o processo com o uso da metodologia Café Mundial, tendo como pergunta “Que Unicamp queremos?” Desse encontro, surgiu a carta, que na verdade é um documento para que a própria organização desse evento possa estar olhando, junto aos superiores, as ações que ali foram propostas.

Segundo Janaína de Fátima Fontebasso, educadora socioambiental da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do Campus, a partir da identificação dos valores do grupo, foi possível desenhar a visão de futuro para a instituição e listar ações cabíveis. “A Unicamp é referência como universidade sustentável em dez anos, onde predomina a união, a generosidade, a diversidade social, a partilha e o amor”. Este é o teor contido na visão de futuro.

O documento original foi encapsulado e enterrado num monumento representado por uma pedra na Praça da Paz, acompanhado de uma placa criada pela professora do Instituto de Artes (IA) Marília Brandão, e daqui a dez anos será desenterrado com a ideia de verificar o que se conseguiu realizar em termos de ações. A carta tem vários itens: plano diretor; programa de gestão de resíduos sólidos para o campus; educação socioambiental; programa de gestão para uso eficiente de recursos, água e energia; mobilidade; comunicação eficiente; e integração na Unicamp.

Durante a solenidade de entrega do documento, o professor Alvaro Crósta disse que essas ações se tornam um compromisso da Universidade, a partir desse momento em que foi deposto numa cápsula. "Quando a carta de intenções for aberta, daqui a dez anos, teremos a oportunidade de rever o que foi escrito e planejar as ações que não foram realizadas. A sustentabilidade é um legado também para as gerações futuras", comentou o coordenador-geral. Ele depositou a cápsula com o funcionário Adriano Grandinetti e o jardineiro-poeta Sebastião Martins, plantando a seguir uma muda de pau-brasil, como um marco desse evento, que iniciou na manhã desta sexta-feira (6) com uma caminhada.
Marília Brandão, do IA, e Janaína Fontebasso, da Prefeitura do Campus
O coordenador-geral Alvaro Crósta