Borboletário de Florianópolis terá
nome de professor do IB da Unicamp

03/06/2014 - 11:22

Wood BensonO Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugura na quinta-feira (5) o Borboletário “Wood Benson” no Parque Ecológico do Córrego Grande, uma unidade de conservação localizada no município de Florianópolis. Trata-se de uma homenagem ao docente do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Woodruff Whitman Benson, que recentemente se aposentou mas continua como professor voluntário do Departamento de Biologia Animal. O espaço terá fins de educação ambiental e será inaugurado no Dia do Meio Ambiente.

O borboletário faz parte do projeto de extensão (desde 2008) intitulado “Diversidade de insetos do parque ecológico do córrego grande: educação ambiental e conservação”, coordenado pela professora Malva Isabel Medina Hernández, ex-aluna de Benson. O projeto tem como objetivo estudar a diversidade de insetos do Parque Ecológico do Córrego Grande e promover educação ambiental e conservação. “Essa homenagem é um agradecimento por tudo o que você ensinou a mim e a tantos ecólogos que neste momento ensinam no Brasil”, escreveu Malva em mensagem eletrônica enviada a Benson no dia 28 de maio, para informá-lo desta distinção. O homenageado ficou surpreso e honrado com a lembrança.

O borboletário é um pequeno espaço de criação e exposição de borboletas e outros insetos, nativos da Ilha de Santa Catarina. O local visa proporcionar um ambiente agradável, onde podem ser observados insetos vivos, tanto borboletas como outros insetos nativos da Ilha de Santa Catarina. A ideia é levar a comunidade a ter um contato direto com a beleza destes animais e criar uma consciência sobre a importância dos insetos para a manutenção dos ambientes naturais e da diversidade biológica. O espaço virá sensibilizar os visitantes sobre diversas questões ambientais relativas à conservação de espécies e manutenção dos ecossistemas.

Woodruff Whitman Benson é doutor pela Universidade de Washington e pós-doutor pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Chegou à Unicamp em 1975 e ajudou a concretizar a fundação do programa de Pós-Graduação em Ecologia do IB. Benson é casado com a também professora do IB Eleonore Setz.