Nics abre Simpósio de Cognição e Artes
Musicais. Evento prossegue até quinta

26/05/2014 - 16:58

Zullo:

Zullo: "maturidade para lidar com cultura"

Autoridades na mesa de abertura do evento

Começou segunda-feira (26), no Centro de Convenções da Unicamp, a 10ª edição nacional do Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam), evento dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões.  As conferências, mesas-redondas, comunicações, apresentação de projetos de pesquisa, entre outras atividades, serão realizadas até a próxima quinta (29), nos auditórios 1, 2 e 3 do Centro de Convenções da Unicamp.  Os concertos, que estão inseridos no programa artístico do evento, ocorrem em horários diversificados, no Instituto de Artes (IA). Consulte a programação completa.

O Simcam está sob a organização do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e é promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) em parceria com universidades brasileiras.

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar das atividades do simpósio. Ele foi aberto com uma apresentação do Afinanduo, duo de violão formado pelos alunos de graduação do Instituto de Artes (IA), Helder Tomas Pinheiro e Ricardo Henrique. A dupla executou músicas barrocas, clássicas, sul-americanas e brasileiras, seguida por conferência da professora Silvia Malbran, da Universidade de Buenos Aires.

No evento, o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, foi representado por  Jurandir Zullo, coordenador dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen).  Para ele, a realização do simpósio serve para mostrar a maturidade que a Unicamp tem para lidar com questões culturais. Em sua fala, Zullo mencionou que a Unesco definiu a interdisciplinaridade como um desafios da Universidade no século atual junto com a inovação e a internacionalização. “O evento interdisciplinar organizado pelo Nics serve para mostrar que a universidade também se preocupa com a área artística. Para a Cocen é importante acompanhar um acontecimento que atende a demanda social com a utilização da ciência”, afirmou.

Além de Zullo, a mesa de abertura esteve composta por Jônatas Manzolli, coordenador do Nics: Maurício Dottori, vice-presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM); Luis Felipe de Oliveira, diretor científico do Comitê organizador do evento, e José Eduardo Fornari Júnior, pesquisador do Nics e organizador geral do seminário na Unicamp.

O Simcam é apoiado pelas pró-reitorias de Pesquisa (PRP) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Capes, Fapesp, Faepex, Instituto de Artes (IA), Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). O Centro de Convenções fica na rua Elis Regina 131. O acesso aos auditórios se dá pela Av. Érico Veríssimo 888, no campus da Unicamp. Mais detalhes sobre o simpósio podem ser obtidos pelo telefone 19-3521-7923 ou e-mail beth@nics.unicamp.br.