Casa cheia no Castro Mendes para ver
o trio Trappistas, formado por ex-alunos

23/05/2014 - 15:54

A “casa cheia” chamou a atenção de quem compareceu ao Teatro Castro Mendes para prestigiar o show do trio Trappistas, formado por ex-alunos da Unicamp, realizado quarta-feira (21). De acordo com o maestro Wilson Nascimento, um dos integrantes do grupo, muitas pessoas declararam ter tomado conhecimento do grupo por meio de órgãos de comunicação de Campinas e região. “Outras já acompanham o trio em vários shows”, declara o maestro. Durante a apresentação, o barítono Marcus Vinícius agradeceu o apoio oferecido pela Unicamp ao trio na divulgação e até mesmo em forma de convites para vários eventos.

Pelo repertório e pela interpretação, os cantores receberam elogios de espectadores presentes em apresentações anteriores e conquistaram novos admiradores. A resposta do público mostra como a música a capella tem seus ouvintes e merece ser divulgada. “Cancelei uma aula e vim ver finalmente os Trappistas, a convite da amiga e divulgadora do grupo, já sabendo o que ia encontrar, pois já sou seguidora do trio no facebook, mas ainda não tinha tido a oportunidade de vê-los ao vivo. Valeu a pena vencer a correria do dia a dia e ouvir vozes tão perfeitas e afinadas. Eles são realmente um show e esbanjaram carisma. Uma amiga que levei junto e outra que conheci lá voltaram de extasiadas com tanta beleza. Eles merecem casa cheia sempre! E todo o esforço ou escolha que tivermos que fazer para ir vê-los novamente vai recompensar sempre”, disse a jornalista Elísia Rodrigues.

Nascimento declara que a “casa cheia” é uma mostra do interesse do público por música a capella e por um repertório de qualidade. Assim ele define a noite de quarta-feira: “Mistura de desafio com prazer. Assim posso definir a noite de quarte feira no Castro Mendes. O prazer de levar a boa música vocal a capella para os amigos. O desafio de encarar um grande teatro. Amigos que acreditam e nos fazem acreditar ainda mais no que produzimos. Amigos técnicos nos dando conforto para mostrar pra que viemos. Sim, viemos para cantar, e cantar, e cantar a beleza da música do mundo para o mundo.”

Apesar de esperar a presença de uma grande quantidade de pessoas que garantiram ir ao teatro, Marcus Vinícius ficou emocionado ao ver, na entrada, a quantidade de pessoas para as quais estava cantando “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento, primeira canção entoada pelo trio. “Quando vi, senti alegria, alegria, alegria, e vontade de cantar bem para aquele público todo! Sabe, a gente sempre pensa: ‘puxa, se todos os que disseram que vão forem mesmo, lotamos o teatro!’ Não é que o pessoal foi mesmo! Eu, no fundo, esperava, mas ao mesmo tempo não acreditava no que estava acontecendo. Foi demais! Fiquei muito feliz.”

Mesmo tendo presenciado uma versão reduzida anteriormente, a performance dos cantores na versão completa também surpreendeu a coordenadora fiscal Tatiana Fabretti Greguel. Para ela, a cultura musical brasileira deveria se pautar mais em experiências como a do trio. “Achei espetacular o repertório, a afinação dos meninos, a desenvoltura da apresentação. Realmente atingiu a alma das pessoas. Pena a cultura musical brasileira não ser tão aguçada para belas músicas e interpretações. Minha mãe amou.”

Foi uma noite especial também para o pequeno Tiago Moraes, convidado a cantar um trecho do arranjo do maestro Walter Nascimento para a música “Os loucos sabem” com o trio Trappistas. De acordo com Wilson Nascimento, o pequeno cantor se encantou ao ouvir o trio durante um ensaio fotográfico em que acompanhou seu pai, o fotógrafo Wagner Moraes. Num canto do casarão, gravou a música do Charlie Brown Júnior, levou para casa e fez uma gravação própria. “Não resistimos e perguntamos se queria cantar conosco no show”, declara Wilson.

A oportunidade de acompanhar pela segunda vez o trio também é relatada pelo técnico de som Natanael Lopes: “Experiência única em equilibrar três vozes sem acompanhamento instrumental. Mantendo a identidade de cada uma, mostrando a soma. Para a equipe técnica foi desafiadora e prazerosa a novidade do trabalho com vozes a capella.” O evento contou com a presença da secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas, Emanuelle Lopes Garrido Alkmin.