Miguel de Arruda é o novo diretor
da Faculdade de Educação Física

20/05/2014 - 10:33

/
Solenidade de posse

Solenidade de posse

Solenidade de posse

Solenidade de posse

O professor Paulo de Araújo

O professor Paulo de Araújo

Assinatura do termo de posse

Assinatura do termo de posse

Público no Centro de Convenções

Público no Centro de Convenções

O coordenador-geral Alvaro Crósta

O coordenador-geral Alvaro Crósta

O reitor Tadeu Jorge discursa

O reitor Tadeu Jorge discursa

Grupo de Apoio da Orquestra Sinfõnica

Grupo de Apoio da Orquestra Sinfõnica

Uma cerimônia singela e envolvente. Assim foi a posse do novo diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp Miguel de Arruda, professor desta unidade há 26 anos. Nos próximos quatro anos (no quadriênio 2014-2018), ele estará no comando da faculdade, tendo como diretora-associada a professora Mara Patrícia. Arruda foi empossado pelo reitor da Universidade José Tadeu Jorge, durante evento ocorrido nesta segunda-feira (20) no auditório do Centro de Convenções. Ele substituirá o professor Paulo Ferreira de Araújo.

Estiveram na solenidade, além do reitor, o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta, todos os pró-reitores (Teresa Dib Zambon Atvars, Ítala D'Ottaviano, Gláucia Pastore, Luís Alberto Magna, João Frederico da Costa Azevedo Meyer), o chefe de Gabinete Paulo Cesar Montagner, professores da FEF e de outras unidades, funcionários e alunos. O professor João Batista Tojal, fundador da unidade e o seu primeiro diretor, também foi prestigiar o evento da faculdade.

Assista RG produzido pela RTV sobre o tema:

Primeiro falou o professor Paulo de Araújo, transmitindo o cargo ao novo diretor. Disse que está na Unicamp há 30 anos e que só não ocupou encargo administrativo na FEF na primeira gestão. “Procurei desempenhar com afinco atividades de ensino, pesquisa e extensão, apesar de assumir a faculdade com um défice de oito docentes, que se aposentaram.” Buscou fazer a reposição do quadro docente e melhorar a situação dos funcionários, reorganizar o espaço físico e realizar investimentos na área de Tecnologia da Informação (TI). “Passamos pela redepartamentalização e depois pela certificação. Não temos hoje funcionários em desvio de função”, revelou.

Paulo de Araújo comentou sobre o planejamento estratégico, que ajudou a firmar a unidade. As salas de aula são no momento todas climatizadas, estudou-se a progressão dos funcionários e a carreira docente. “Onze docentes são professores titulares e incentivamos intercâmbio de professores e de alunos no exterior. Deixo alguns pequenos acertos para a nova direção, que deve ter em mente o nosso programa de pós-graduação, que é o maior programa de Educação Física do país”, salientou.

Agradeceu a toda a comunidade da FEF, sobretudo aos servidores e docentes que trabalham no período noturno. “Nunca fui chamado para resolver algum problema aqui. Eles sempre procuraram resolvê-los com responsabilidade”, afirmou. Também agradeceu a cinco docentes que sempre estiveram ao seu lado: Roberto Vilarta, Roberto Rodrigues Paes, Gustavo Gutierrez, José Irineu Gorla e Miguel de Arruda. “Hoje posso deixar a direção da FEF, mas não deixo a FEF e nem a Unicamp”, encerrou.

Miguel de Arruda fez o seu pronunciamento, já agora na condição de diretor. Frisou que esteve com Paulo Araújo nesta última gestão, como diretor-associado. “Fiquei linsojeado por trabalharmos juntos nesses anos. Estamos recebendo uma unidade de grande destaque. Pretendo entregá-la melhor ainda para a Unicamp”, garantiu.

Arruda foi anteriormente professor da PUC-Campinas, quando foi convidado a trabalhar na Unicamp pelo professor Tojal. Ingressou na instituição em 1988. É mestre pela Universidade de São Paulo (1990) e doutor pela Unicamp (1997). É professor titular desde 2012. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, treinamento desportivo, avaliação física, antropometria e desempenho motor.

Arruda fez uma especial deferência à sua concorrente nas eleições da FEF, a professora Heloísa Reis, sua ex-aluna. “Muitas das suas propostas serão aceitas com ajustes. Vamos manter a unidade, pois foi um grande aprendizado”, realçou. Também agradeceu à comunidade da FEF pelo voto e à sua família por lhe fornecer um importante suporte. “Assumo a responsabilidade do que foi prometido nos debates. O que propomos aqui deve ser cumprido”, destacou.

O coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta, cumprimentou o professor Paulo de Araújo e afirmou que admira muito a sua posição engajada na faculdade. Deu as boas-vindas ao professor Arruda e à professora Mara Patrícia. “Vocês têm total abertura para apresentar as demandas da FEF", encorajou.

O reitor da Unicamp abordou a sua grande satisfação de participar desta solenidade da FEF que, de certa forma, tem em comum com a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), sua unidade, o fato de ter nascido a 10 de julho de 1985. "A FEF é uns minutos mais velha que a Feagri, mas elas ainda têm em comum o fato de serem faculdades ancoradas em crescimento quantitativo e qualitativo”, recordou. Segundo Tadeu Jorge, ao longo desse tempo foi construída uma história de grandes amizades, como por exemplo a amizade com o seu chefe de Gabinete. "É, portanto, um prazer participar de uma atividade de renovação como essa."

O reitor realizou agradecimentos institucionais ao ex-diretor. “O professor Paulo de Araújo teve um projeto que fez a faculdade avançar. Miguel era seu associado e contribuiu com a FEF, assim como a professora Mara Patrícia. Gostaria de dizer que existe uma grande disposição da nossa Reitoria em ajudá-los. Afinal, a evolução dessa faculdade é a evolução da Unicamp”, ressaltou.

A FEF terá pela frente uma agenda esportiva intensa, pontuou, como a Copa do Mundo e depois as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. “Esperamos ser a sede do comitê olímpico internacional. Estamos caminhando nesse sentido. Em 2015, a FEF e a Feagri deverão comemorar seus 30 anos. E a Unicamp em 2016. Tudo isso ocorrerá justamente nessa nova gestão. Vamos lá. Estamos juntos”, encerrou o evento, que teve a participação do Grupo de Apoio da Orquestra Sinfônica da Unicamp e homenagens da comunidade ao ex-diretor, ao diretor atual e à sua associada.

FEF
A FEF foi criada em 1985 com a implantação do Curso de Graduação nas modalidades de Bacharelado em Técnicas Desportivas e de Licenciatura. Três anos depois foi criado o programa de Mestrado na Pós-Graduação. Em 1993, iniciou o programa de Doutorado. Desde sua criação a Faculdade busca desenvolver a Educação Física redirecionando suas propostas de formação profissional e definindo áreas de Recreação e Lazer, Pesquisa em Ciência do Esporte, Educação Motora e Atividade Física e Adaptação. Conta atualmente com 38 docentes e 57 funcionários.