Semana do Meio Ambiente
deixará ações na Unicamp

16/05/2014 - 16:31

Alvaro Crósta e os representantes da comissão do evento, Juliano Finelli e Gineusa Souza

"Construindo uma trajetória sustentável" é o tema da Semana do Meio Ambiente da Unicamp, realizada entre os dias 2 e 6 de junho em diversos locais do campus da Universidade. Com a programação já definida, o evento deverá deixar diretrizes e ações concretas no âmbito da questão socioambiental da Unicamp, revelou o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Todas as atividades são gratuitas. Algumas necessitam de inscrições, que podem ser feitas no site do evento.

“Trata-se de uma ação educativa, de mobilização e conscientização. Esse é um dos papeis da Universidade, que deve ser exemplo na área de meio ambiente e sustentabilidade. A Semana do Meio Ambiente procura, justamente, mobilizar as pessoas em torno deste tema. A ideia é que o evento não se encerre ao final da semana, mas que deixe diretrizes e ações na Universidade, construídas coletivamente ao longo da programação com todos os participantes”, explicou. 

Alvaro Crósta informou que, ao longo da semana, os participantes poderão refletir e propor uma série de ações em relação ao tema. Haverá diversas atividades neste sentido, como um Fórum na segunda-feira (2), um café colaborativo com debates e dinâmicas na terça (3), além de visitas monitoradas às áreas ambientais e serviços da Unicamp. Acontecem ainda outras atividades, como uma feira de economia solidária, exibições de filmes, caminhadas na Praça da Paz e ações promovidas por alunos integrantes do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. As crianças do sistema educativo da Unicamp também participam das atividades. 

“Na sexta-feira, ao final do evento, será formulada uma carta de intenções para expressar as propostas de toda a reflexão que foi feita coletivamente durante a semana. Além de nortear as ações da Universidade esta carta será enterrada numa cápsula do tempo para que possa ser avaliada futuramente”, revelou o coordenador-geral. 

O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do marco, segundo a ONU, é catalizar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental no planeta.

Na Unicamp, a Semana do Meio Ambiente é organizada por uma comissão formada por um amplo grupo de pessoas de diversos órgãos, incluindo a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Grupo Gestor Ambiental (GGA), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Prefeitura do Campus, Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Espaço Cultural Casa do Lago e Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente.