Graduada pela Unicamp veio dar
palestra como editora da Wiley

14/05/2014 - 13:05

/
Carolina Novo da Silva, graduada no IQ

Carolina Novo da Silva, graduada no IQ

Thomas Ward fala de ética em publicação

Thomas Ward fala de ética em publicação

Público em no evento do Espaço da Escrita

Público em no evento do Espaço da Escrita

Carolina Novo da Silva, graduada no Instituto de Química (IQ) da Unicamp e doutora em ciência dos materiais pela Universidade de Melbourne, trabalha há seis anos como editora assistente da Wiley-VCH, em Berlim (Alemanha). Ela foi uma das palestrantes do workshop “Aumentando as chances de publicar seu artigo em revistas internacionais de alto impacto”, promovido na manhã desta quarta-feira pelo Espaço da Escrita, no auditório da Faculdade de Ciências Médias, sendo antecedida pelo professor de neurologia Thomas Ward, editor-chefe da Headache, The Journal of Head and Face Pain. O evento foi direcionado a docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade. 

“Depois do doutorado na Austrália quis seguir trabalhando em química, mas não no meio acadêmico. Foi quando surgiu essa oportunidade como editora científica de periódico, e na Alemanha. Estou na Editora Wiley desde 2008, é um trabalho agradável e gratificante”, afirma Carolina Novo da Silva, que tem artigos publicados em diversas revistas conceituadas, entre elas: Physical Chemistry Chemical Physics, Nano Letters, Angewandte Chemie International Edition, Journal of Physical Chemistry, Journal of Materials Chemistry, Chemistal Society Reviews, Nature Nanotechnology e no Journal of the American Chemical Society. 

A editora assistente lamenta que o conteúdo do Brasil enviado à Wiley ainda seja escasso, o que tem levado a editora a promover vários workshops no país para incentivar os pesquisadores, sendo este o segundo evento na Unicamp. “Temos escritórios no mundo inteiro e publicamos centenas de periódicos internacionais, além de livros didáticos bastante utilizados inclusive aqui na Universidade.  Nosso objetivo é fazer com que as pessoas percam o receio de nos enviar o que estão produzindo de bom, queremos reunir mais conteúdo brasileiro, cuja qualidade tem aumentado muito. A ideia é mostrar as ferramentas para produzir um artigo de qualidade e conquistar o editor. O idioma é um problema, já que o trabalho precisa ser em inglês, e creio que recebi este convite porque posso mostrar em português o que pode ser feito.” 

O outro palestrante convidado, Thomas Ward, discorreu sobre ética em publicação, explicando o que é passível ou não de ser publicado. Bacharelado e doutorado pela Dartmouth Medical School, Ward atualmente é professor da mesma instituição, tendo atuado ainda como instrutor na Faculdade de Medicina de Albany (EUA). Já escreveu diversos artigos científicos na Headache e é autor do livro Head, Neck and Facial Pain (Dor de Cabeça, Pescoço e Face) e de capítulos de outros títulos. Ele vive em Vermont, com consultório em New Hampshire, onde é neurologista no Mary Hitchcock Memorial Hospital. 

Segundo o gestor Sandro Gonçalves, a Wiley, que atua no mercado há mais de 200 anos, está entre as três grandes editoras mundiais e é a que mais publica periódicos ligados a sociedades científicas (são cerca de 800 parceiras). “A Wiley e suas companhias publicaram os trabalhos de mais de 450 ganhadores do prêmio Nobel, número bastante significativo de se considerarmos que são 800 laureados no total. A editora atende profissionais, cientistas, educadores e estudantes com cerca de 1.600 periódicos, sendo que 80% deles são disponibilizados pela Capes através do seu Portal de Periódicos – e a Unicamp, particularmente, assina os restantes.”

O Espaço da Escrita, que promove estes workshops,  é um projeto estratégico do Planes Unicamp e está alinhado ao Programa Estratégico de Difusão do Conhecimento. Sob a responsabilidade da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), oferece serviços gratuitos de tradução, versão, revisão e assessoria aos docentes da Unicamp com o objetivo de facilitar e estimular a publicação e/ou apresentação de seus trabalhos acadêmicos em conceituadas revistas científicas ou congressos internacionais. O próximo evento será voltado à produção de artigos em português.